Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Festa Junina com consciência ambiental

Alunos do projeto ?Patrulha Florestinha? aliaram resgate histórico e cultural com consciência ambiental

Aliar resgate histórico e cultural com consciência ambiental foi o principal objetivo da festa junina dos alunos do projeto “Patrulha Florestinha”. O evento aconteceu hoje (24), dia de São João.

Antes da festa os alunos foram incumbidos de juntarem latinhas e garrafas pet para reciclagem. Os materiais recicláveis foram trocados por dinheiro falso.

Quanto mais material reciclável arrecadado, mais dinheiro os alunos ganhavam. O dinheiro falso seria para “comprar” as brincadeiras existentes na festa. Todo o dinheiro arrecadado foi trocado por brincadeiras na barraca da pescaria, no bingo, no jogo de acertar a bola na boca do palhaço, no boliche, no jogo das latas, no videokê, entre outros divertimentos.

“Além do resgate histórico e cultural sobre as tradições nacionais juninas, nossa festa pretendeu mostrar para os nossos alunos a importância da preservação ambiental. Neste caso a importância da coleta seletiva e reciclagem do lixo. A troca do reciclável pelo dinheiro falso nada mais foi do que praticarmos o que ensinamos em nossas aulas”, explicou o professor de Inteligência Naturalística Leonardo Silva Potje.

O aluno Bruno da Silva Leal de 14 anos foi um dos campeões de arrecadação. “Arrecadei aproximadamente umas 200 latinhas e 50 garrafas, lucrei R$ 83 em brincadeiras. Com isso vou poder brincar até cansar”, disse Bruno, mostrando orgulhoso o dinheiro arrecadado. Quando questionado sobre o destino do material que ele arrecadou respondeu prontamente “vamos dar um destino certo a esses materiais que é para empresas que reciclam latas e garrafas”, concluiu.

A venda de todo o material arrecadado serviu para comprar as guloseimas da festa, que estava muito farta de comidas típicas juninas.

Para a diretora de cidadania da Assistência Social do município, Sônia Lúcia dos Santos, o que mais lhe chamou a atenção foi o resgate histórico de uma barraca montada com exposição de objetos trazidos pelos próprios alunos. “Achei importantíssimo o resgate das peças antigas, como a máquina de moer café, a lamparina, entre outros. Esse resgate histórico foi muito criativo e contribui para não deixar morrer a importância que tais objetos já representou para a sociedade”, disse.

PROJETO PATRULHA FLORESTINHA

Localizado na rua Maria Guilhermina Esteves, 537, o projeto Patrulha Florestinha é resultado da parceira entre a prefeitura de Três Lagoas e o comando local da Polícia Militar Ambiental (PMA).

Implantado no ano de 1998, desde sua criação vem sofrendo implementações, sendo que atualmente atende 124 crianças de ambos os sexos. Estão matriculados 60 alunos no período da manhã e 64 à tarde. O projeto abrange alunos de faixa etária entre 6 e 14 anos, que estejam devidamente matriculados nas escolas da rede pública.  “As crianças passam pelo projeto no período contrário ao estudado na escola em que está matriculado regularmente. Promovemos atividades de consciência ambiental e apoiamos os alunos nas atividades escolares”, explicou a coordenadora do projeto, Selma Regina de Oliveira Ferreira.

Além de contar com um corpo docente, o projeto conta também com um sargento da PMA, escalado especificamente para instruções de ordem unida, meio ambiente e na aplicação dos preceitos básicos do militarismo, como a hierarquia e a disciplina, entre outros direcionamentos à construção do caráter e na formação do cidadão de bem.