Veículos de Comunicação

4

Ações da VCP disparam

A VCP estabeleceu um novo recorde de vendas de celulose: 470 mil toneladas no segundo trimestre do ano

O bom desempenho de vendas da VCP – braço da Votorantim para celulose e papel – provocou um aumento nos papéis da empresa. Às 16h37, as ações preferenciais da VCP (VCPA4, sem direito a voto) subiam 3,35% – a quarta maior alta da sessão – negociadas a 20 reais. No mesmo instante, o Ibovespa registrava queda de 0,18%, aos 49.723 pontos.

A VCP estabeleceu um novo recorde de vendas de celulose: 470 mil toneladas no segundo trimestre do ano, um aumento de 31% em relação ao período anterior. A companhia espera atingir volume total de 1,9 milhão de toneladas até o final do ano. O principal motivo é a crescente demanda vinda da China por celulose.

Na avaliação da corretora Ativa, a principal informação operacional foi o volume de vendas de celulose e de papel, que vieram acima da expectativa, em especial o segmento de celulose, acompanhando o bom desempenho observado no primeiro trimestre do ano. “Acreditamos que com o aumento no volume de vendas e a sinalização de que o cash cost [custo do capital] ficou abaixo do observado no trimestre anterior, a VCP apresente melhoria de margem operacional nesse segundo trimestre”, anotou.

Sobre o segmento de papel, os preços ficaram estáveis nos meses de abril e maio, mas que observou maior pressão de queda em junho, refletindo os efeitos da apreciação cambial nas exportações. O volume de vendas deve atingir 90 mil toneladas no segundo trimestre, praticamente dentro da expectativa da empresa.