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Senado mantém 21 dos 50 cargos de direção extintos em março, segundo portal

A criação do Portal da Transparência foi uma decisão tomada pelo presidente José Sarney

A extinção de 50 diretorias e cargos de direção do Senado, determinada em março pelo primeiro-secretário Heráclito Fortes (DEM-PI), aparentemente não foi cumprida na íntegra. Pesquisa feita no Portal da Transparência do Senado mostra que 21 cargos de direção e diretorias permaneceram, apesar da decisão da Mesa Diretora.

A criação do Portal da Transparência foi uma decisão tomada pelo presidente José Sarney (PMDB-AP) para disponibilizar ao público todas as informações sobre o Senado, desde os funcionários – concursados e comissionados – que trabalham na Casa até os contratos e licitações realizadas pela administração.

Entre essas diretorias estão as que causaram maior polêmica quando da divulgação da existência de 181 diretorias no Senado: a de Coordenação de Administração de Residências (diretoria de garagem) e a de Coordenação de Apoio Aeroportuário (diretoria de check in). Os funcionários Elias Lyra Brandão e Francisco Carlos Melo Farias continuam a manter os cargos de diretores de garagem e de check in, respectivamente, de acordo com as informações contidas no portal.

A determinação para a extinção dos 50 cargos de direção foi dada pelo primeiro-secretário em 19 de março ao ex-diretor geral Alexandre Gazineo, exonerado nesta semana. Gazineo chegou a anunciar que a extinção dessas 50 diretorias e cargos de direção representariam, de imediato, uma economia aos cofres do Senado de R$ 400 mil ao mês.

Além da extinção imediata dos 50 cargos, Heráclito determinou à direção-geral da Casa a apresentação de um plano de redução adicional de cargos de diretor ou de função.Os cargos de direção mantidos apesar da determinação do primeiro-secretário são dos seguintes, de acordo com as informações contidas no Portal da Transparência do Senado:

1)     Antônio Helder Medeiros Rebouças – diretor da Secretaria de Coordenação Técnica e Relações Institucionais.

2)     Flávio Romero Moura da Cunha Lima – diretor da Subsecretaria de Anais.

3)     Nina Lúcia de Lemos Torres – diretora da Subsecretaria de Registro a Reuniões de Comissões.

4)     Francisco Guilherme Thees Ribeiro – diretor da Subsecretaria de Elaboração de Autógrafos e Redação Oficial.

5)     José Milton de Moraes Neto – diretor da Subsecretaria de Polícia Ostensiva.

6)     Alex Anderson Costa Nobre – diretor da Subsecretaria de Proteção a Autoridades.

7)     Carlos Guilherme Fonseca – diretor da Subsecretaria de Publicações Oficiais.

8)     Petrônio Barbosa Lima de Carvalho – diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação.

9)     Leife Gonçalves Montalvão – diretor da Secretaria Técnica de Eletrônica.

10)  Francisco Carlos Melo Farias – diretor da Coordenação de Apoio Aeroportuário (Check-in).

11)  Elias Lyra Brandão – diretor da Coordenação de Administração de Residências (Garagem).

12)  Cláudio Silva Miranda – diretor da Subsecretaria de Atendimento de Informações Administrativas Especiais.

13) Luciana Duarte de Sant’Anna Xavier – diretora da Subsecretaria de Documentação e Arquivo.

14)  José Dantas Filho – diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento.

15)  Antonio Alberto de Carvalho – diretor da Subsecretaria de Arquivo Permanente.

16)  Paulo Elísio Brito – diretor da Subsecretaria de Administração Patrimonial.

17)  Antonio Carlos Costa Santos – diretor de Coordenadoria da Advocacia do Senado.

18)  Edna de Souza Carvalho – diretora da Subsecretaria Técnica Eletrônica.

19)  Helena Celeste Ribeiro Lustosa Vieira – diretoria da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Institucionais.

20)  Maria de Fátima Campos Ribeiro – diretora da Subsecretaria de Pessoal Inativo.

21)  Carlos Alberto Campos Marques – diretor do Gabinete de Coordenação e Execução.