Veículos de Comunicação

4

Relatório aponta aumento do nível de endividamento das famílias

Para pessoas jurídicas (empresas), no mesmo período, o percentual passou 2,9% para 3,2%

O nível de endividamento das famílias subiu, segundo dados do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (26) pelo Banco Central (BC).

Em março, o endividamento chegou a 34,8% da renda anual dos últimos 12 meses, com registro de aumento de 2,4 pontos percentuais em relação a igual período de 2008 e de 8,1 pontos percentuais nos últimos dois anos. De acordo com o relatório, o aumento está associado “ao próprio desenvolvimento do mercado de crédito, que era incipiente anteriormente.

O BC aponta, no entanto, que, desde o terceiro trimestre de 2008, "o endividamento passa a apresentar tendência de desaceleração”, devido à redução das contrações de crédito.

A inadimplência também está em alta, conforme dados divulgados ontem (26) pelo BC. A inadimplência passou de 5,2%, de abril, para 5,5% para maio, a maior desde setembro de 2000 (5,7%).

Para pessoas jurídicas (empresas), no mesmo período, o percentual passou 2,9% para 3,2%. No caso das pessoas físicas, a taxa subiu de 8,4% para 8,6%. A inadimplência corresponde ao percentual em atraso acima de 90 dias em relação ao total.