Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Engenharia de Produção da UFMS é o curso mais disputado

De acordo com a Copeve, o novo curso teve 302 inscritos, que gerou uma disputa de 6,04 candidatos

O curso de Engenharia de Produção, novidade no campus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), foi o mais disputado no vestibular de inverno deste ano no município. Para o curso a universidade disponibilizou 50 vagas.

De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), o novo curso teve 302 inscritos, que gerou uma disputa de 6,04 candidatos por vaga. No campus do município, o curso de Direito foi o segundo com mais inscritos, foram 276 para disputar 50 vagas, gerando uma relação de 5,52 por vaga. Em seguida o curso de licenciatura em Letras e habilitação em Português e Literatura teve 43 inscritos para disputar 25 vagas, gerando uma disputa de 1,72 por vaga. Por último o curso de bacharel em Geografia teve 32 inscritos para preencher 30 vagas, gerando uma disputa de 1,06 por vaga, a menor concorrência deste vestibular.

As provas começaram no domingo (28) e terminaram nesta segunda (29). A primeira etapa contou com a prova de conhecimentos gerais e a redação, já a segunda etapa testou os conhecimentos específicos dos vestibulandos.
De acordo com o coordenador de vestibular em Três Lagoas, Daniel Linhares de Santana, o gabarito deve estar disponível 48 horas após o término da segunda etapa das provas, e o resultado estará disponível no dia 20 de julho.
Mais informações podem ser obtidas pelo site
www.copeve.ufms.br

NÚMEROS

Em todo o Estado foram oferecidas 1.235 vagas, em 30 cursos. Do total de vagas oferecidas no edital, apenas 750 são para início imediato, isso quer dizer que os candidatos aprovados já iniciam as atividades acadêmicas no 2º semestre deste ano. O restante (485 vagas) começam a estudar no início no 1º semestre do ano letivo de 2010.

No primeiro dia do processo seletivo (28), 559 candidatos faltaram à prova, o índice de ausência foi de 7,31%. Na segunda (29) a ausência foi de 8,21%, o que representa 628 ausentes. As porcentagens são feitas do total de inscritos para a prova.

As provas aconteceram simultaneamente em Campo Grande e nos campus de Aquidauana (CPAQ), Corumbá (CPAN), Coxim (CPCX), Nova Andradina (CPNA), Paranaíba (CPAR), Três Lagoas (CPTL), Chapadão do Sul (CPCS), Bonito (CPBO), Naviraí (CPNV) e Ponta Porã (CPPP).

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O curso de Engenharia de Produção capacita o profissional para atuar na organização, controle e aumento da eficiência e da qualidade dos processos. Assim como os profissionais das outras Engenharias, o Engenheiro de Produção projeta, implanta, melhora e mantém os sistemas produtivos. A diferença está na abordagem sistêmica: a Engenharia de Produção lida com sistemas integrados de homens, equipamentos e materiais e não, com tecnologias ou com produtos, isoladamente.

Um Engenheiro de Produção pode atuar em diversas organizações produtivas: empresas industriais e de serviços; indústrias dos ramos automotivo, da construção civil e de processos contínuos em geral, além de outras específicas, como mineração, siderurgia, cimento e química. Pode, ainda, desempenhar atividades na administração pública e na análise de investimentos, bem como atuar na organização, na logística e na gestão de serviços de apoio a eventos, esportivos ou artísticos.