Veículos de Comunicação

Variedades

Programa nacional de música Sonora Brasil terá representante de MS

Com o tema Violão Brasileiro, o representante de MS, Marcelo Fernandes, e outros sete violonistas de diferentes estados do Brasil percorrerão 80 cidades

O projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, uma realização do Sesc – Serviço Nacional do Comércio, que integra o sistema Fecomércio, realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 12ª edição, o projeto traz como tema Violão Brasileiro, que apresenta ao público um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas. O representante de MS, Marcelo Fernandes, e outros sete violonistas de diferentes estados do Brasil percorrerão 80 cidades interpretando obras de mais de 30 compositores, que contribuíram de forma significativa para a consagração do violão.

Os ensaios para as apresentações nacionais tiveram início nesse domingo, dia 28 de junho, em Campo Grande, e seguiu até essa terça-feira, dia 30 de junho. A apresentação em Mato Grosso do Sul está agendada para 20 de agosto, no Sesc Horto, em Campo Grande.  Ao todo, serão 331 concertos em 2009, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos.

De acordo com o assessor técnico de música do Sesc, Gilberto Figueiredo, a intenção do Sonora Brasil é possibilitar a uma grande parcela da população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribuir, desta forma, para as ações desenvolvidas pelo SESC que visam à formação de platéia. “O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico e novos hábitos de apreciação musical. Suas apresentações têm caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos, com conseqüente estímulo à suas carreiras”, disse.

Em sua 12 edição, além de Marcelo Fernandes e Henrique Annes de Pernambuco foram selecionados outros seis violonistas de diferentes estados do Brasil. São eles, Daniel Wolff (RS) e João Pedro Borges (MA); Salomão Habib (PA) e Fabrício Mattos (PR); Aluísio Laurindo Jr. (AP) e Nicolas de Souza Barros (RJ).