Veículos de Comunicação

Oportunidade

TCE/MS inicia teste do Sistema Informatizado de Controle de Atos de Pessoal

A finalidade do sistema é permitir o encaminhamento, por parte dos órgãos jurisdicionados, de informações e documentos

Em reunião que contou com a participação de 27 representantes do Tribunal de Justiça, prefeitura Municipal de Campo Grande e Governo do Estado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) deu início à fase de testes do Sistema Informatizado de Controle de Atos de Pessoal (SICAP). A finalidade do sistema é permitir o encaminhamento, por parte dos órgãos jurisdicionados, de informações e documentos relativos a atos de pessoal através de meio eletrônico de dados, eliminando papel e excesso de burocracia.

Segundo o chefe da Assessoria de Informática do TCE/MS, Luís Manoel Moreira, os representantes destes órgãos jurisdicionados serão cadastrados e receberão uma senha para testar pela Internet o sistema criado pelo Tribunal. De acordo com Moreira, nesta fase eles irão cadastrar a estrutura do plano de cargos, carreira e salários de seus respectivos órgãos e ter um primeiro contato com o sistema. “Com o teste será possível conhecer as eventuais falhas e dificuldades de operação do sistema e, com base nisso, propor melhorias no SICAP”, explica.

Posteriormente será realizado um treinamento específico para os representantes de cada um dos órgãos que estão participando. “Somente depois de efetuar os testes e treinar o pessoal é que iremos emitir uma Instrução Normativa referente ao SICAP e divulgar o sistema para uso de todos os jurisdicionados, o que deve ocorrer até meados de setembro” explica. Segundo ele, o objetivo é adaptar o sistema à realidade dos jurisdicionados e evitar ao máximo os possíveis erros e inconsistências.

O diretor da Inspetoria de Controle de Atos de Pessoal (ICAP), Sebastião Mariano Serrou, explica que, depois de plenamente implantado, o SICAP permitirá aos jurisdicionados efetuar, pela internet, o envio de informações relativas aos atos de pessoal, iniciando pelo cadastro dos planos de cargos e carreiras, concursos públicos, admissões, demissões, exonerações, entre outros. A medida faz parte do Programa de Modernização que está sendo implantado pelo presidente do TCE/MS, conselheiro Cícero Antônio de Souza.