Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Bombeiros simulam o salvamento de um suicida

A ação simulou o resgate de um indivíduo que ameaçava pular da sacada do hotel

O Corpo de Bombeiros Militar finalizou a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico com um simulado técnico operacional que parou o centro de Três Lagoas. O simulado aconteceu na manhã desta sexta-feira (3) no antigo hotel Regente, ao lado do Banco do Brasil, localizado à rua Paranaíba. O local foi interditado para a ação que simulou o resgate de um indivíduo que tentava um suicídio, ameaçando pular da primeira sacada do hotel.

A população começou a se aglomerar, no momento um popular liga para o bombeiro que chega rápido e preparado para a ação. Para o simulado foram disponibilizados duas viaturas de resgate e dois caminhões. Num primeiro momento os bombeiros tentam conversar com o possível suicida que nega ouvir qualquer conselho. “Neste tipo de operação sempre tentamos um diálogo com a vítima, quando não há resposta positiva tentamos salvá-la de outra forma numa ação muito arriscada”, disse o subcomandante dos Bombeiros, capitão André Delai Rufato.

Na simulação o diálogo foi em vão, diante da situação um grupo de bombeiros, seguiram para a sacada acima da que estava a vítima e prepararam um salto estratégico monitorado por outros bombeiros e cordas.

Num salto calculado um bombeiro chega na sacada inferior e segura a vítima com as duas pernas. Numa ação rápida outros bombeiros seguram a vítima para ela não tentar o suicídio novamente.

Em seguida os bombeiros fizeram demonstrações de rapel e convidou populares para fazer o mesmo.

SEMANA DOS BOMBEIROS

A Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico diferenciou a rotina dos bombeiros de Três Lagoas. Trabalhos educativos e de cunho responsável e social foram realizados. A semana foi iniciada com a doação de sangue de aproximadamente 60% dos homens da corporação. Prédios comerciais foram vistoriados durante toda a semana para a verificação da existência de saídas de emergência, extintores e iluminações de emergência. Os bombeiros também visitaram várias escolas do município com palestras educativas sobre a profissão e como as crianças podem evitarem acidentes.