Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Brincadeiras que nunca caem de moda

“Cavalinho trink trink sem elevação, põe a mão no chão e no coração”. Em coro, as meninas e meninos de uma escola da rede municipal cantarolavam e se divertiam durante o tão esperado recreio.
Entre as cantigas que nunca se perdem ainda, estavam laranjinha, moranguinho, raspadinha, coca-cola, abecedário e uma infinidade de músicas que fazem parte da infância de muito marmanjo por aí.
Além de ser uma brincadeira simples e antiga, pular elástico ainda integra alunos e ajuda a sair do sedentarismo e movimentar o corpo. A mania muitas vezes pode se tornar um bom hábito, pois na ausência de duas pessoas para segurarem o elástico é possível amarra-lo também em alguma cadeira ou base fixa. O importante é se divertir. Na internet é possível encontrar fóruns de discussão onde crianças falam sobre as músicas, os pulos e trocam inúmeras informações.
O importante de ver essa troca não está apenas em presenciar o quanto a tecnologia diminui distâncias e facilita a comunicação. O que mais chama atenção é justamente ver que, em um mundo tão tecnológico, muitas crianças ainda se divertem com brincadeiras simples, mantendo assim uma ‘cultura’ antiga e que deve sim ser preservada.