Veículos de Comunicação

Oportunidade

CRAS recebe um leão recolhido de circo

É a primeira vez que o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres recebe um leão

Um leão, que foi recolhido de um circo em São Gabriel do Oeste no sábado (04), foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). É a primeira vez que um leão é recebido no Centro, que costuma atender animais silvestres do cerrado e do Pantanal. Há dez anos, o Centro recebeu uma leoa.
 
O felino, que pesa cerca de 240 quilos, está recebendo todo o tratamento e atenção necessária para a sua recuperação. Ele foi encontrado em estado de desnutrição e suas presas e garras foram arrancadas. O CRAS fará os exames físicos e patológicos necessários para avaliar a saúde do animal.
 
Segundo o coordenador do CRAS, Vinícius Andrade, não é de costume o Centro receber um animal deste porte. “Faremos todos os exames necessários e estamos oferecendo ao leão uma dieta de 3 quilos de carne por dia, enriquecida com um poli-vitamínico para felinos. Tentaremos encontrar um local para ele ser levado, mas a maioria dos zoológicos já tem uma grande quantidade de leões” afirmou Vinícius. O leão era alimentado, antes de chegar ao CRAS, com 8 quilos de carne duas vezes por semana.
 
O veterinário Álvaro Cavalcante, que está acompanhando o leão, afirmou que o felino não está fora do peso, que é em média de 250 quilos. “Estamos fazendo o monitoramento do leão, acompanhando o comportamento dele e observando sua alimentação” explicou o veterinário.
 
O Ministério Público, que está acompanhando o caso, está fornecendo a alimentação e os medicamentos para o animal. Em Mato Grosso do Sul existe uma lei estadual que não permite animais em circos. O CRAS está aberto à visitação somente às terças-feiras, quinta-feira e sábados e devem ser previamente agendadas pelo fone 3326 1370.