Veículos de Comunicação

4

Camelôs contarão com recursos do Banco da Gente

Três Lagoas é a primeira cidade do interior a contar com esse financiamento

Banco da Gente começou a executar no Interior a concessão de crédito para comerciantes no modelo implantado para o camelódromo de Campo Grande. Três Lagoas é a primeira cidade fora da Capital a contar com o benefício, por meio de parceria firmada entre o Banco e a Associação Mini Shopping Popular de Três Lagoas. O governador André Puccinelli e a secretária estadual do Trabalho Tânia Garib, assinaram o termo no sábado (4), juntamente com a presidente da entidade que representa os camelôs, Sandra de Oliveira.


De acordo com o diretor geral do Banco da Gente, Marcio Laabs, 110 permissionários estão credenciados a contratar financiamento, que pode chegar a R$ 5 mil para pessoa física e a R$ 10 mil para pessoa jurídica. O dinheiro pode ser utilizado como capital de giro ou para investimento fixo. Os juros de 2% e o prazo de pagamento de 15 meses são vantagens em comparação com o sistema financeiro tradicional.


Os pequenos comerciantes estão instalados atualmente na Avenida Rosário Congro, próximos à linha férrea. A prefeita Simone Tebet tem projeto para construir em frente à Lagoa Maior um novo espaço, para funcionar como Mercadão de artesanato e produtos diversos, e quer transferir para lá os atuais comerciantes do camelódromo. O crédito do Banco da Gente deverá ser um importante auxílio para essa mudança. “O crédito serve para fomentar o comércio tanto no local onde eles estão agora, quanto para financiar compras que eles vão precisar para se adaptar no novo espaço, como a de prateleiras”, cita Laabs.

 O projeto da Prefeitura deverá ser concretizado em cerca de dois anos. Quem captar recursos agora e pagar normalmente, pode negociar no futuro novo empréstimo. Simone Tebet destacou a parceria como importante para regularizar a condição dos comerciantes. “Se Deus quiser, assim que finalizar a obra do Mercadão, eles poderão entrar na formalidade”.