Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cidade registra 755 acidentes em seis meses

Pelotão de Trânsito da PM prepara estudo sobre cruzamentos mais críticos do Município

Mais uma vez, Três Lagoas fecha o primeiro semestre com um quadro preocupante em relação ao trânsito. De janeiro a junho deste ano, a Polícia Militar (PM) registrou o total de 755 acidentes, ou seja, um média de quatro acidentes por dia. Deste total, 386 deles foram sem vítimas; 365 com vítimas e quatro mortes registradas. O número, de acordo com estatísticas do Pelotão de Trânsito da PM, não teve grande aumento em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2008, foi registrado o total de 739 acidentes, 16 a menos, se comparado com este ano.

Conforme o capitão Edílson de Oliveira Ramos, comandante do Pelotão de Trânsito, boa parte dos acidentes registrados na Cidade acontece nos cruzamentos. A informação é baseada em um estudo em andamento no 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM). Até ontem (3), a PM havia conseguido fechar os dados de janeiro a maio. O resultado não é nada animador. Dos 193 acidentes registrados nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, 68 ocorreram em cruzamentos. Já o mês de abril fechou com 138 acidentes, sendo 69 em cruzamentos, e maio com 129, sendo 71 deles também em cruzamentos. “Em breve estaremos divulgando o resultado final desta pesquisa, indicando quais são os cruzamentos mais críticos da Cidade”, completou capitão Edílson.

O objetivo da PM é, depois de identificados, dar prioridade a estes pontos mais críticos, em dois sentidos: “Iremos trabalhar na orientação e na conscientização no trânsito. Mas, a nossa função, a prevista no Código Brasileiro de Trânsito, é de multar caso haja infração”, ressaltou.

O comandante ainda comentou sobre os abusos no trânsito e o excesso de velocidade. Atualmente, segundo ele, a maioria dos acidentes poderia ter sido evitada se os condutores respeitassem as sinalizações. Além disso, o excesso de velocidade torna-se um agravante. Hoje, o limite de velocidade em quase todas as ruas da Cidade é de 40km/h. No entanto, a estimativa do trânsito atual é de 50 a 60km/h. “Já chegamos a flagrar motoristas a mais de 100 km por hora em uma via pública.”, completou o oficial da PM.

FISCALIZAÇÃO

Neste começo de ano, a Polícia Militar intensificou as operações de combate aos abusos no trânsito urbano. A intenção era reduzir o número de infrações cometidas pelos condutores, porém, o comandante explica que serão necessárias muitas outras blitzes para reduzir os índices. “O que nós pudemos constatar é que, quando se faz uma blitz, o número de acidentes naquele dia é reduzido. Mas nós acreditávamos que o número de infrações teria uma queda conforme as blitzes fossem acontecendo, mas isso não ocorreu. Em toda a blitz que acontece em Três Lagoas o volume de multas e carros apreendidos é alto”, disse.

De janeiro a junho deste ano, 2.661 condutores foram autuados por alguma infração de trânsito. Ainda de acordo com as estatísticas da PM, apenas neste ano foram 330 condutores não habilitados flagrados no trânsito da Cidade. No mesmo período de 2008, foram 250 condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) flagrados pelos militares, o que corresponde a um aumento de 80 casos em um ano.

Entre os casos mais preocupantes, estão: falta do uso do cinto de segurança (204); uso do celular (150); e não usar documentos de porte obrigatório (260). Além disso, 65 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados e outros 63 autuados pela prática de direção perigosa. Ao todo, a PM recolheu 685 veículos ao pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e aprendeu 247 CNHs e 570 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) dentro deste primeiro semestre.