Veículos de Comunicação

Três Lagoas

MPE: Irregularidades nas eleições do Conselho Tutelar

De acordo com a promotora Ana Cristina Carneiro Dias, dois candidatos serão investigados por transporte de eleitores

A Promotoria da Infância e da Juventude abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades durante as eleições do Conselho Tutelar 2009. De acordo com a promotora de Justiça, Ana Cristina Carneiro Dias, dois candidatos serão investigados por transporte de eleitores no dia da eleição. “Infelizmente, embora todo nosso trabalho para constatar o caráter dos candidatos, alguns não apresentaram a ética necessária para participar das eleições e o papel do Ministério Público é fiscalizar exatamente este tipo de situação”.

A situação citada pela promotora foi constatada pelos membros do MPE do lado de fora da escola estadual Edwards Corrêa, onde a eleição foi realizada. A promotora completou dizendo que os dois candidatos suspeitos de promoverem o transporte de eleitores foram eleitos e correm o risco de perderem o cargo. “O processo administrativo foi aberto, caso sejam confirmadas estas questões, o Ministério Público irá entrar com uma ação civil e os dois poderão perder o cargo”, alertou.

Ana Cristina também criticou a postura daqueles que aceitaram a oferta de transporte. “Ainda falta muita cidadania por parte dos eleitores e de alguns candidatos. Além daqueles que aceitaram o transporte, ouvi casos de pessoas que votaram por votar, porque um vizinho pediu, nem ao menos conhecia o candidato que estava elegento. E olha que estamos falando de uma causa que envolve a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Resumindo, foi um dia desgastante”, disparou.

As eleições do Conselho Tutelar para o mandato de 2009 a 2012 aconteceram das 8h às 17 horas deste sábado (4). Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nilce Figueiredo Garcia, ao todo, 3.117 eleitores participaram do processo eleitora. Destes, a comissão eleitoral registrou sete votos em branco, 15 nulos e 3.095 válidos.

Embora as críticas à postura de alguns eleitores, o número de votantes surpreendeu a presidente do Conselho. “Tivemos bastante participação da sociedade nas eleições. O número foi bem maior em relação à eleição passada. Isto prova que a comunidade está despertando para a importância do trabalho do conselho”, destacou.

Conforme apuração do CMDCA, realizada no mesmo dia da eleição, entre os titulares eleitos, aparece em primeiro lugar, o já conselheiro tutelar Cláudio Antônio de Saul, com 496. Em seguida, na ordem dos mais votados, foram eleitos: Fernando Augusto Galhardo (376 votos), Michela Sayuri Wagatuma (326), Silvana Lopes de Brito (298) e Elizete Quintino (271). Destes, apenas Michela e Fernando assumem pela primeira vez. Já no cargo de suplentes, ficaram: Miriam Herreira (247 votos), Davis Martinelli (233), Jananda Monteiro (195), Luciano Pena (164) e Cláudio Ribeiro (127).

Titulares e suplentes assumiram o cargo no fim da tarde de ontem (6). A solenidade de posse foi realizada no paço municipal e contou com a participação da prefeita Simone Tebet. Logo após a posse, os conselheiros passarão por um curso de capacitação ministrado pela Escola de Conselheiros, de Campo Grande, em parceria com o MPE. Ao todo, mais de 100 pessoas trabalharam no processo eleitoral.