Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Exercendo criatividade numa cela

Na luta pela sobrevivência dentro do presídio de Três Lagoas, alguns presos mesmo diante ao fato de terem que conviver amontoados em pequenos cúbicos, mesmo assim, ainda primam pela organização e higiene. Em uma das celas, por exemplo, na falta de prateleiras que ficam sobre a pia do banheiro, um presidiários teve a brilhante de idéia de reciclar carteiras de cigarros, tranformando-as em porta-objetos, penduradas na parede.
A prateleira improvisada deu um brilho especial ao ambiente carcerário, servindo para o detento organizar seus remédios, sua pasta de dente, sua escova de cabelo, aparelhos de barbear, entre outros objetos. E até tesouras. Isso mesmo, nesse caso é permitido, pois o preso em questão faz parte de um grupo especial de idosos detentos, que não oferecem risco e são separados em uma ala especial.
Não fosse ele estar ali preso, com tamanha criatividade, o que esse cidadão estaria fazendo na sociedade? Certamente, que esse exemplo faz a gente crer que seja qual for sua profissão, estivesse ele em plena atividade, ela estaria sendo exercida com zelo e presteza. Desta forma, vale uma reflexão e, acreditar que muitos presos que encontram-se pagando suas penas nos presídios merecem uma segunda chance de novamente serem cidadãos do bem, tendo direito a chamada ressocialização.