Veículos de Comunicação

Três Lagoas

CRASE oferece vagas para crianças e adolescentes

O quadro de alunos começou a ser formado em 2008 e atualmente conta com mil crianças e adolescentes de 9 a 18 anos

O Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE) continua com as matrículas abertas para alunos da Rede Municipal e Estadual. Até o dia 14 de julho as inscrições podem ser feitas nas  escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) e a partir do dia 15 elas devem ser feitas diretamente no CRASE.

O quadro de alunos começou a ser formado em 2008 e atualmente conta com mil crianças e adolescentes de 9 a 18 anos. Mil vagas estão disponíveis para atendimento no novo prédio Crase-Coração de Mãe. Segundo a diretora da Assistência Social, Cristina Martins Gonçalves, a preferência é por alunos da REME. “Como o Crase é uma obra destinada ao Município a prioridade é para alunos da rede municipal, mas nada impede que alunos das escolas estaduais participem”.

Para fazer a matrícula o pai ou responsável deve procurar uma escola municipal levando o atestado de escolaridade, comprovante de residência, e dos documentos pessoais (RG, CPF). Também é necessário estar cadastrado no CadÚnico. “Caso não esteja cadastrado, após a matricula a secretária encaminha o responsável ao Cras mais próximo”.

As aulas começam no dia 1º de agosto. A diretora comenta que as inscrições estão seguem de maneira tranquila, já que grande parte dos alunos já compõe o programa. “Como já temos um número bastante razoável não está acontecendo uma procura excessiva, mas pretendemos atingir a nossa meta, que é de duas mil crianças”.

Os alunos estudarão  em período contrário que eles estudam nas escolas. No Crase eles encontraram uma série de atendimentos nas áreas da Saúde, incluindo serviços odontológicos, de enfermagem e psicológicos; e Educação, com salas de tarefa escolar, oficinas de música e informática, todas devidamente equipadas. As crianças e adolescentes também terão atividades de esportes e lazer, contando com três grandes quadras poliesportivas.

O CRASE também será a integração das políticas públicas, concentrando grande parte dos órgãos e programas sociais desenvolvidos no município, como o CMDCA, COMSEX, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal do Idoso, Pró-Jovem Adolescente, e outros. As salas serão equipadas com telefones e computadores, e os funcionários também terão a disposição sala de reunião e um anfiteatro com capacidade para 150 pessoas.
A estrutura do CRASE conta com refeitório, copa, cozinha, sala de professores, elevador para pessoas com necessidades especiais, e é a primeira obra, a dar atendimento a criança, monitorada por imagem. O Projeto Mandala também está instalado no local, dispondo de uma grande horta.