Veículos de Comunicação

Oportunidade

MS negocia abertura do mercado chileno para carne bovina

O Chile foi um importante importador de carne bovina brasileira

Uma importante parceria comercial para a carne bovina Sul-Mato-Grossense pode ser firmada esta semana durante o “Workshop Brazilian Beef”, que acontece em Santiago/Chile. A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) participa do evento que propõe seminários e rodada de negócios entre exportadores brasileiros e importadores chilenos. A ação é liderada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e acontece nesta quinta-feira (9), a partir das 9h30, no Hotel Sheraton Santiago.

O Chile foi um importante importador de carne bovina brasileira – estando entre os três principais destinos do produto brasileiro em 2005 – porém devido a episódios sanitários ocorridos naquele ano a comercialização para o país foi suspensa. Naquele mesmo ano o Brasil exportou para o Chile US$ 198,9 milhões em carne bovina (resfriada e congelada), um volume de 104,2 mil toneladas dos quais 2 mil toneladas teve como origem Mato Grosso do Sul (Dados Secex/MDIC). Atualmente o Estado possui outras parcerias comerciais com aquele país – como soja, açúcar, milho e farelo, principalmente – mas ainda não conseguiu reabrir o mercado, ao contrário de outros estados brasileiros. 

Em 24 de junho passado, conforme Circular n.º 546/2009/CGPE/DIPOA do Ministério da Agricultura (Mapa), as autoridades sanitárias chilenas reconheceram oito estados brasileiros como livres de febre aftosa com vacinação: Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Sendo assim, a carne bovina originária dos estados citados, desde que abatida em estabelecimentos habilitados, poderá ser exportada para o Chile. Conforme a Circular n.º465/2009/CGPE/DIPOA do Mapa, de 23 de abril passado, já estão habilitados para o mercado chileno 16 estabelecimentos, sendo que as unidades estão nos estados de Mato Grosso (5), Minas Gerais (4), Goiás (4) e São Paulo (3).