Veículos de Comunicação

Polícia

Sejusp alerta como proceder em golpes de falso sequestro

A Sejusp alerta a população para cuidados que devem ser tomados para não cair no golpe

Com várias tentativas recentes de estelionato por telefone informando falso sequestro, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Polícia Civil, alerta a população para cuidados que devem ser tomados para não cair no golpe.

De acordo com o delegado Jefferson Nereu Luppe, normalmente as ligações com tentativas de estelionato por falso sequestro são provenientes de chamadas a cobrar, por isso é importante solicitar a identificação assim que atendido o telefonema.

“Se a identificação não acontece imediatamente e for verificada que a chamada não é de uma pessoa de suas relações, a ligação deve ser interrompida. A mesma coisa deve ser feita quando é informado um sequestro, neste caso o telefonema tem que ser finalizado e o contato com a pessoa que seria vítima dos bandidos deve ser feito na mesma hora, caso o contato não seja possível o caso deve ser informado para a polícia pelo telefone 190 ou em uma delegacia mais próxima”, esclarece o delegado Jefferson. Ele lembra ainda que a denúncia pode ser feita também através da Delegacia Virtual (Devir), pelo site devir.pc.ms.gov.br.

Outra dica é que a pessoa contactada por telefone mantenha a calma e evite repassar informações que possam ser utilizadas pelos bandidos, como nomes de pessoas próximas, grau de parentesco ou detalhes de sua residência. Geralmente os golpistas têm disponíveis apenas informações básicas da suposta vítima e de familiares ou amigos. Desta maneira eles tentam extorquir dinheiro e cartões de telefone celular anunciando o falso sequestro. Em muitos casos os supostos sequestradores simulam gritos e pedidos de socorro das vítimas, envolvendo a família através do “terrorismo psicológico”.