Veículos de Comunicação

Três Lagoas

TL controla dengue com monitoramento inteligente

Há pouco tempo os maiores focos estavam nos bairros Vila Alegre e Vila Piloto, mas o caso já foi resolvido e tudo está sob controle

Três Lagoas possui 306 pontos de monitoramento inteligente para casos de dengue. Segundo a responsável técnica do Laboratório de Entomologia, Geórgia Medeiros de Castro Andrade, as armadilhas estão separas a cada 300 metros. “Hoje nós temos três agentes que verificam semanalmente as armadilhas. Nos ‘tambores’ existe um cartão adesivo que exala um odor que atrai a fêmea. As agentes têm um celular com programa via satélite onde as informações são passadas para um site e o mapa vai sendo atualizado constantemente”.

Geórgia diz ainda que há pouco tempo atrás os maiores focos estavam  nos bairros Vila Alegre e Vila Piloto, mas o caso já foi resolvido e tudo está sob controle.

Esta tecnologia devolve aos Gestores de Saúde e Vigilância Entomológica e Epidemiológica a chance de agir contra o Aedes aegypti em tempo hábil o suficiente para prevenir epidemias da doença, atuando de forma cada vez mais eficaz, além de possibilitar o acompanhamento dos resultados de suas ações. O resultado final é um controle exato da situação da dengue a cada 300 metros município.