Veículos de Comunicação

Três Lagoas

?Guardiões: Projeto Nascente? ministra palestra em Garcias

O projeto também foi lançado na região de Vera Cruz

Com o intuito de usar a educação ambiental como ferramenta de mudanças nas relações do homem com ambiente, a Administração Municipal, no ano de 2007, implantou no Distrito de Garcias, mais especificamente na Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista – Pólo, o “Guardiões: Projeto Nascente”, ação patrocinada pela International Paper (IP) e coordenada pelo professor Urbano Rodrigues Azambuja.

Desde o início da criação, o projeto veio para levar uma percepção de relação entre a sociedade e o meio ambiente na escola de campo. Um dos trabalhos realizados pelos envolvidos é o replantio de mata ciliar. Somente no final do ano passado foram recolocadas na natureza 600m² de árvores.

Dentre as atividades desenvolvidas neste ano, no dia 7 de julho o Grupo de Educadores Ambientais Vida Verde da UFMS (GEA Vida Verde), parceiro na ação, realizou a palestra “Mudanças climáticas e aquecimento global”, com o palestrante Leonardo Potje.

Para a explanação, estavam presentes cerca de 70 pessoas, entre elas alunos, professores do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e a vice-presidente do GEA Vida Verde, Priscila de Queiroz.

“O GEA Vida Verde entrou esse ano como nosso parceiro, nos auxiliando na criação de uma trilha ecológica na região, para que as crianças possam estudar e analisar os impactos ambientais, principalmente no córrego Oriundiuva”, afirmou Urbano.

O Coordenador do projeto informou também que a programação para o início da trilha é para o ano 2010, começando pelas escolas de campo, expandindo-se para as urbanas.

Expansão do projeto

No dia 8 de julho, o “Guardiões: Projeto Nascente” foi lançado na Escola Municipal Antonio Camargo, na região de Vera Cruz. Com a presença de 320 pessoas, foram distribuídas camisetas e passada a programação anual. Na ocasião estava presente o presidente do GEA Vida Verde, Joaquim Moreira Junior. Nessa região a trilha ecológica é planejada próximo ao córrego Vertente, além de palestra.

Para o mês de setembro, 40 alunos e seis professores farão um curso de 40 horas/aulas de monitoramento ambiental, em parceria com a Cesp.

“Faremos toda a arborização em torno na escola, e para o final do ano a meta é fazer o replantio de mata ciliar em 600m² também em Vera Cruz”, finalizou Urbano.