Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Saúde aciona projeto "Mosquito não tem férias"

O objetivo é propor uma ação direta e diferenciada para os trabalhos de combate a dengue no período das férias escolares

A Secretaria de Saúde de Três Lagoas, através da equipe de Educação e Saúde, deu início nesta segunda-feira (13) ao Projeto “Mosquito! Não tem férias. Proteja sua escola. Evite a dengue”. O objetivo é propor uma ação direta e diferenciada para os trabalhos de combate a dengue no período das férias escolares, abrangendo todas as escolas da rede municipal, estadual e posteriormente as escolas particulares.

De acordo com a equipe de Educação e Saúde, serão vistoriadas 13 escolas municipais urbanas, 11 escolas estaduais, cinco escolas particulares e 12 Centros de Educação Infantil (CEIs). Há ainda a possibilidade de desenvolver o projeto em parceria com as imobiliárias e outras empresas para vistoria em banheiros de locais fechados.

Estas ações propõem a melhoria significativa dos trabalhos de campo conforme demonstração do ano de 2008, devido à proliferação do mosquito Aeds Aegypti, sendo que o vaso sanitário é um dos depósitos positivos, principalmente no período das férias devido ao seu desuso.

Segundo o servidor Valdir José da Silva, que faz parte da equipe de trabalho, este é um trabalho minucioso onde tudo é observado: pias, ralos, vasos sanitários, tampa da descarga e possíveis poças de água que possam se formar. O objetivo do projeto é evitar a formação de novos focos do mosquito transmissor da dengue e reduzir o índice de infestação do Aeds Aegypti a menos de 1%, conforme o plano nacional de combate a dengue.

Durante vistoria realizada na Escola Municipal Eufrosina Pinto, na manhã desta terça-feira (14), a equipe realizou o tratamento de ralos e vasos sanitários com larvicida, e colocou capas de TNT nas tampas dos vasos sanitários para maior proteção. Neste local foram utilizadas 11 proteções de vasos sanitários e três ralos foram tratados.

Outra vistoria foi realizada no novo prédio da Escola Eufrosina Pinto, que receberá os alunos após as férias deste mês. No novo prédio, 18 vasos sanitários e 15 ralos receberam tratamento com larvicida. Destes 18 vasos, 12 também receberam as capas de TNT. O restante será tampado posteriormente após a confecção de novas capas maiores.

O trabalho de vistoria será realizado até o dia 24 de julho. A equipe é composta pelos servidores Valdir José da Silva, Cícero Olávio Teixeira Rodrigues e Edimílson Vicente Matias.