Veículos de Comunicação

Três Lagoas

CMDCA reúne nove municípios do MS em Conferência

Na reunião mais de 100 propostas estão sendo analisadas

Mais de 300 pessoas de nove municípios debatem propostas para construção das diretrizes de política na II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece durante todo o dia de hoje (14) no anfiteatro da AEMS.

Com o tema “Construindo diretrizes da Política e do Plano Decenal”, a Conferência Regional contou com a participação dos municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria, além de Três Lagoas, sede da Conferência.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nilce Figueiredo Garcia, Três Lagoas foi escolhida com sede por ser uma região mais central. “Acredito que fomos escolhidos também pela questão do desenvolvimento, e também pelas ações que temos realizado. Isso já vem determinado pelo conselho regional”.


Na reunião mais de 100 propostas estão sendo analisadas. Nilce explica que muitas delas são pertinentes a várias cidades, outras são propostas individualizadas, mas que os conselhos trabalham unidos para trazer questões que atendam a toda região. “Muitas propostas foram feitas porque temos cinco eixos, destes cada um tem de cinco a seis propostas por cidade, e elas devem ser analisadas individualmente”.


Os eixos trabalhados foram a Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e Gestão da Política.

“Tudo o que foi definido como ações prioritárias na Conferência fará parte do Plano Decenal. Este Plano, estabelecido pelo Governo Federal, entrará em vigor a partir de 2010 e deverá ser executado em 10 anos sem a interrupção das mudanças de gestão”, ressaltou Nilce.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, a assistente social, Dalva Sunada, o psicólogo, Sidney Ferreira Ribeiro Júnior, o presidente do CMDCA de Cassilândia, Adi Moises Neto, o representante do Corpo de Bombeiros, Abadio Soares e o sargento da PM, Jéferson de Paula.