Veículos de Comunicação

Variedades

O vai e vem dos cabelos

Para cada tipo de rosto há penteados que combinam e ficam mais harmoniosos

Para cada tipo de rosto há penteados que combinam e ficam mais harmoniosos. O redondo, por exemplo, precisa evitar o cabelo armado. O ideal é escolher um penteado puxado para as laterais, porque isso afina o semblante. Já quem tem o rosto quadrado pode usar cabelos mais volumosos ou modelado de forma arredondada para equilibrar as formas. Se o seu tipo é triangular, a dica são as mechas soltas em torno do rosto para disfarça o queixo, e se tiver o rosto oval, vale qualquer tipo de penteado. Não tem como errar!

OS FIOS AO LONGO DAS DÉCADAS

Anos 40: época de ondas, turbantes e cachos com grampos.

Anos 50 :  as tinturas entram em cena com o crescimento da indústria de cosméticos. Os reflexos se tornam populares e o penteado usado pela atriz Doris Day uma referência para as mulheres. Uma década onde o chapéu era uma peça indispensável para as madames da alta sociedade.

Anos 60: é a hora dos laços, escova e black power. Os enfeites de cabelo ganharam proporções exageradas e até os homens adotaram os cabelos longos.

Anos 70: é a vez da moda punk – estilo moicano; rastafari – usado pela atriz Bo Derek no filme “Mulher nota 10”; e é claro, hippie -cabelos longos, soltos, divididos ao meio e enfeitados com faixas e flores.

Anos 80: as mulheres do mundo todo seguiram o estilo da Lady Diana. É um momento em que os permanentes também voltaram com força total. As brasileiras se espelham em atrizes de novelas como Irene Ravache e Elizabeth Savalla.

Anos 90: na última década do século XX o estado de espírito das mulheres fala mais alto do que a moda. Há espaço para cabelos curtos, médios e longos. As mechas em três ou mais tons com cabelos super lisos e sem volume fazem um grande sucesso!

Século XXI: a globalização e a rapidez da mídia aumentaram a velocidade da informação. Não há apenas uma moda, mas tendências, e em intervalos de tempo cada vez mais curtos.

DICAS DE PENTEADOS RÁPIDOS

…se o seu cabelo for ondulado primeiro divida o cabelo molhado ao meio e torça cada parte para trás. Prenda dois coques, um de cada lado, e deixe secar ao natural. Se preferir, seque os coques com um secador. Depois solte e seu penteado está prontíssimo e lindo!

…se o seu cabelo for liso o melhor jeito de é usar a chapinha, mas lembre-se: cuidado para não esquentar demais o aparelho e ressecar os fios. Use um leave-in termoativado, com silicone ou queratina, antes e depois passe hidratantes feitos à base de óleo, para repor a água perdida.

…se o seu cabelo for crespo use um ativador de cachos e depois seque com difusor. Acerte alguns cachos com um baby-liss pequeno e para finalizar de uma bagunçada nas mechas, para dar um ar mais natural ao look.

Rabo-de-cavalo: prenda os fios em um rabo no meio da cabeça e enrole uma mechinha para esconder o elástico e dar um acabamento melhor. Aplique pomada apenas nas laterais para deixar os fios bem firmes.

Coque romântico: primeiro prenda o cabelo com um coque básico. Em seguida… vá colocando grampos em volta do coque sem muita regra e pronto! Se você é estilosa pode usar grampos coloridos!

Coque desfiado: passe uma generosa camada de gel e puxe os cabelos em um rabo baixo. Deixe os fios grudados na cabeça. Faça uma trança apertada, desfie e enrole em um coque. Finalize com um spray.

Tranças: pegue duas mechas laterais e faça duas tranças. Prenda as pontas atrás da cabeça usando um grampo. Depois faça um coque mais alto, meio bagunçado, e prenda com vários grampos. Para que eles não apareçam, coloque-os em pé. Em seguida desmanche um pouco o penteado com as mãos e reforce com spray de fixação seco se você tiver o cabelo muito liso.

Sessentinha: faça um rabo-de-cavalo de lado, envolva o elástico com uma mecha e prenda com o grampo. Faça um lacinho com uma fita de cetim e passe um grampo no meio do laço prendendo na lateral da cabeça. Fica um charme!

Franja presa: ideal para os dias em que seu cabelo está sujo e você não sabe o que fazer com a franja. A dica é: separe a franja, coloque-a para trás e prenda no alto da cabeça com vários grampos. Caso algum cabelinho teime em sair do lugar, use pomada ou spray fixador.