Veículos de Comunicação

4

VCP muda perfil econômico do Estado

A nova economia de Mato Grosso do Sul já define a pauta das exportações de produtos industrializados com aumento de 96,9%

O início da operação da VCP em Três Lagoas mudou o perfil das vendas ao mercado externo, representando 42% das exportações de industrializados de Mato Grosso do Sul com o envio de papel e celulose para China e EUA. A nova economia de Mato Grosso do Sul já define a pauta das exportações de produtos industrializados com aumento de 96,9% nas receitas nominais em junho deste ano com relação ao mês anterior e de 74% sobre o mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Radar Industrial da Fiems.

Um exemplo disso é que 42% do total de US$ 60,3 milhões da receita de exportação de industrializados no mês passado, ou seja, US$ 25,1 milhões, são provenientes apenas da venda de celulose pela unidade de Três Lagoas da VCP (Votorantim Celulose e Papel) para China, Estados Unidos, Bangladesh e Eslovênia.

De acordo com o Radar Industrial, esse foi o melhor resultado já alcançado por Mato Grosso do Sul com a exportação de industrializados para um mês de junho e também o melhor resultado mensal já alcançado ao longo de toda a série histórica iniciada em 1999. Em relação ao volume, as exportações de produtos industrializados do Estado em junho deste ano alcançaram 171,9 mil toneladas, o que representa uma elevação de 117,3% sobre o mês de maio, quando as vendas externas de produtos industrializados atingiram 79,1 mil toneladas, e aumento de 144,6% contra igual mês do ano anterior, quando foram remetidos ao exterior 70,3 mil toneladas.