Veículos de Comunicação

Oportunidade

Novos conselheiros do TCE prometem ação preventiva e profissional

Ambos prometeram uma atuação pautada na isenção, no profissionalismo e na parcimônia

Diante de auditório completamente lotado com a presença de autoridades, políticos, gestores públicos e servidores,  tomaram posse nesta quarta-feira (15/07/09) os novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), Waldir Neves e Iran Coelho. Ambos prometeram uma atuação pautada na isenção, no profissionalismo e na parcimônia.

O governador André Puccinelli e o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos destacaram a importância da parceria com o TCE/MS e defenderam a ação preventiva da Corte de Contas. Participaram ainda da mesa, o presidente do Tribunal de Justiça, Elpídio Chaves Martins; o procurador-chefe do Ministério Público Estadual, Miguel Vieira Silva, assim como todos os conselheiros integrantes do Tribunal.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Cícero Antônio de Souza, destacou que se tratava de uma data histórica, pois dava posse a dois novos conselheiros, em uma única sessão, “fato que representa uma renovação considerável em seu colegiado, vez que é formado, constitucionalmente, por apenas sete conselheiros”. Ele externou a satisfação de poder cumprir as determinações legais e constitucionais, e especialmente em assegurar aos técnicos da casa, uma cadeira cativa, hoje aos auditores e em breve aos membros do Ministério Público.

De acordo com o presidente ambos os empossados, trazem consigo uma inestimável bagagem de vida e de experiência profissional e política. Cícero de Souza fez um breve balanço, dizendo que “o Tribunal de Contas deste Estado vem, incansavelmente, buscando a sua modernização, seja valendo-se da consultoria prestada pela Fundação Getúlio Vargas, seja pela integração no desenvolvimento nacional do Promoex, ou seja, construindo a sua escola de contas e controle externo, a Escoex, que dia-a-dia está capacitando maior número de servidores”.

O presidente parabenizou o governador André Puccinelli pelas excelentes indicações de nomes para o cargo de conselheiro, e também à Assembléia Legislativa, na pessoa de seu presidente Jerson Domingos, que os aprovou. O governador Puccinelli fez uso da palavra para desejar felicidade aos novos conselheiros, recomendando que “sejam pródigos na aplicação da Lei, parcimoniosos em suas decisões, que devem ser mais preventivas e menos coercitivas”.

Visivelmente emocionado, o conselheiro Iran Coelho, primeiro representante do Corpo Técnico da Casa alçado à condição de Conselheiro após 29 anos em diversas instâncias técnicas, vivenciou todos os momentos da história do Tribunal. Ele disse que desejava que a sua posse representasse o reconhecimento das qualidades, não só do Corpo Técnico da Corte de Contas, de seus Auditores e Procuradores, mas de todo o funcionalismo público de Mato Grosso do Sul. Segundo o novo conselheiro, “a alegria da investidura no cargo de Juiz desta Corte de Contas só não é maior que a correta dimensão do extraordinário desafio que me pesa sobre os ombros daqui para frente”, frisou.

Falando de improviso o ex-deputado federal Waldir Neves agradeceu o empenho do governador, bem como, dos deputados estaduais que aprovaram sua indicação. Ele também manifestou-se quanto as mudanças de comportamento que o cargo de conselheiro exige, mas garantiu que vai continuar sendo o amigo de sempre. “Vou me adequar às regras e à legislação, julgando as contas com imparcialidade, responsabilidade, ética e altivez”, salientou.

O procurador chefe do Ministério Público Especial junto ao TCE, Manfredo Alves Corrêa, saudou a posse dos novos conselheiros como uma conquista da democracia. Corrêa destacou a competência profissional de Iran Coelho e a experiência política de Waldir Neves que trarão novas e importantes contribuições ao Tribunal. Ele destacou ainda o apoio do governador em garantir a participação de um técnico no conselho deliberativo do TCE.

Para o procurador-chefe do Ministério Público Estadual (MPE), Miguel Vieira Silva, os novos conselheiros vieram para fortalecer ainda mais o TCE/MS. Segundo ele Waldir Neves tem uma bagagem política e administrativa muito grande o que é importante para o Tribunal. “Já com Iran Coelho, que tem 29 anos de militância como servidor na Corte de Contas, o TCE ganha mais consistência”, afirmou.