Veículos de Comunicação

4

Crise aumenta o déficit comercial da indústria

O déficit da indústria piorou porque a queda das exportações de manufaturados foi mais intensa que a retração dos itens importados

A crise acentuou o déficit comercial da indústria de transformação no primeiro semestre, apesar do câmbio valorizado dos primeiros meses do ano. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, de janeiro a junho o setor teve déficit de US$ 6,07 bilhões, 18% maior que os US$ 5,13 bilhões registrados no primeiro semestre de 2008. O resultado da indústria contraria a tendência da balança comercial como um todo, que fechou o semestre com superávit 23,8% superior ao do mesmo período do ano passado.

O déficit da indústria piorou porque a queda das exportações de manufaturados – 27% no primeiro semestre – foi mais intensa que a retração dos itens importados, de 23%. A queda nos desembarques foi acentuada nas matérias-primas, mas a importação de bens de consumo teve redução menor, afetando o resultado. Em produtos químicos, por exemplo, as importações caíram 39,1%. Mas os desembarques do setor de vestuário, calçados e artigos de tecelagem chegaram a ter aumento de 20,4%.