Veículos de Comunicação

Variedades

Viagens em Família!

A nossa dica de hoje é escolher um roteiro aqui mesmo no nosso estado

As férias de julho estão acabando mas temos ainda pela frente, até a virada de 2010, 18 fins de semana, 3 feriadões (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro), natal e ano novo. Enfim, são ótimos momentos para você reunir a família, visitar os parentes, os amigos e se divertir!

A nossa dica de hoje é escolher um roteiro aqui mesmo no nosso estado.
 
O Pantanal Sul ocupa dois terços da planície pantaneira. É onde estão a Nhecolândia ou "Paraíso das Águas", as cidades de Miranda e Aquidauana (que tem excelentes hospedagens e infra-estrutura para turistas) e Porto Murtinho (ótimo para pescarias). As principais portas de acesso ao Pantanal Sul são as cidades de Campo Grande e Corumbá.

Você sabe que a vida pantaneira é guiada pela chuva. O período de seca vai de maio a setembro, e a partir de julho, com a baixa das águas, começa a reprodução das aves até novembro. Este período é ótimo para o birdwatching (a observação de pássaros), mas na hora da reserva, as agências de turismo e as próprias pousadas e hotéis-fazenda devem informar sobre o clima e sobre os atrativos da região. A observação da flora e fauna e o contato com as aves e com alguns mamíferos, como macacos e capivaras, pode começar na hospedagem. Entre os serviços oferecidos ao turista estão safári fotográfico, canoagem, passeios de barco e cavalgadas. Algumas fazendas podem incluir o visitante na rotina dos peões, desde a ordenha das vacas, a contagem dos animais e até o transporte das manadas nas chamadas "comitivas”.

No Pantanal as aves parecem gigantes! O Tuiuiú (símbolo do lugar) pode chegar a 1 metro e 60 centímetros de altura e o colhereiro, a quase 1 metro. Os mamíferos, répteis, peixes e anfíbios também são do "tamanho GG": os jacarés e lagartos alcançam 2 metros e meio, o jaú pode pesar uns cem quilos e as sucuris ultrapassam os 4 metros de comprimento.  Lembre-se: no Pantanal os guias locais são importantíssimos, bem como andar em veículos com tração nas quatro rodas.

Mas além de programar as suas viagens, todas as noites, você pode se divertir sem sair de casa com simples atividades de lazer envolvendo seus filhos, sobrinhos ou netos. Com um pouco de criatividade os dias normais da semana se transformam em “viagens caseiras” e em momentos especiais que ficam gravados na memória das crianças. A dica é fazer planos fixos para cada dia da semana. Meia-hora ou uma hora por noite são suficientes para as atividades que unem a família.

Na segunda-feira, por exemplo, você pode aproveitar para fazer um teatrinho e tirar fotos ou até gravar a encenação e transformar em um filme. Os amigos ou vizinhos também podem participar. O tema deve ser escolhido pelo grupo. Vocês devem escrever, ensaiar, preparar o figurino e o cenário. Cada encenação pode ser produzida durante um mês ou mais. Toda segunda é dia de ensaio até a apresentação final. A preparação também pode ser gravada e transformada em um making off (um vídeo dos bastidores, dos erros, dos acertos, dos momentos divertidos,…). É uma experiência muito positiva que pode melhorar a comunicação entre pais e filhos.

Na terça, a dica é ler histórias pra criançada e porque não elas mesmas contarem para toda a família? Faça uma boa seleção de livros, além de estimular e treinar a leitura, a criatividade e a imaginação, você vai estar aumentando o vocabulário dos seus filhos. É uma atividade que pode evoluir para a invenção de histórias ou para a narração de casos vivenciados por cada um de vocês.

Às quartas-feiras, reúna os amigos dos seus filhos e programe um piquenique em casa. Além de lanchinhos como sanduíches e cachorro quente, inclua frutas e sucos no cardápio. As crianças vão comer melhor motivadas pela companhia dos amigos e pela brincadeira.  Se estiver chovendo… estenda uma toalha no chão da sala ou em cima do tapete e deixe os alimentos ao alcance de todos. Se o tempo estiver agradável faça o piquenique no pátio, também no chão. Para unir ainda mais o grupo programe jogos divertidos (palitinho, dominó, quebra-cabeça, pif-paf, memória, forca, stop, …)

Na quinta, faça pipoca e passe um bom vídeo. Se possível, converse brevemente no final sobre o que acabaram de assistir. Às sextas, prepare um jantar especial. Aliás, convide as crianças para elaborar o cardápio e até mesmo ajudar a fazer uma salada, rechear uma pizza, preparar a sobremesa e arrumar a mesa. Todas as tarefas devem ser feitas em família!

É claro que a ordem de cada dia da semana deve ser programada por todos, assim você pratica o diálogo e estimula a participação dos mais tímidos. As crianças vão aprender a confiar nos pais e se acostumam a discutir todos os assuntos abertamente desde pequenos. Entre as atividades é possível programar uma simples conversa, uma dança, assistir um programa de TV, ouvir rádio, cantar, ir ao cinema, a um show, ao circo ou mesmo navegar na internet.

Não se esqueça: investir seu tempo e atenção nos filhos desde pequenos evita problemas futuros e ajuda a manter sua família unida!

FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO

Começou ontem o 10º Festival de Inverno de Bonito, o FestinBonito! A cidade fica a 642 quilômetros de Três Lagoas, a cerca de 8 horas e meia de carro pela BR 267. A festa, que vai até o próximo domingo, incentiva a produção musical sul-matogrossense e reúne bandas, cantores e demais grupos atuantes no Estado. Se você puder ir até lá, além das atrações musicais regionais, pode acompanhar shows de cantores famosos. O de hoje é de Vanessa da Mata, amanhã tem Seu Jorge e no sábado é a vez de Caetano Veloso. Não perca!