Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Máscaras: indicadas apenas para profissionais da Saúde

Desde terça-feira (28), começaram a surgir pessoas com máscaras pelas ruas da Cidade

Conforme a prefeita, todos os servidores da saúde já receberam os kits de prevenção com máscaras, porém não há necessidade do uso de mascaras pela população. “Se a população quiser, nós temos, máscaras não são caras. Mas não há necessidade, até mesmo porque a máscara fica umedecida em pouco tempo e perde o efeito de proteção”.

A informação parece não ter sido bem compreendida pela população.

Desde terça-feira (28), começaram a surgir pessoas com máscaras pelas ruas da Cidade.

Visando este tipo de preocupação, a prefeita reforçou mais uma vez os índices de cura da nova gripe. “Foi comprovado que 99% dos casos atingem a cura e a letalidade é de apenas 0,4%. O mesmo índice é registrado na gripe comum. No ano passado, o Brasil registrou quatro mil mortes por conta da gripe sazonal ligada à outra complicação. Não há motivo de pânico”.

A prefeita também apresentou dados de óbitos por gripe em Três Lagoas e no Estado. Em 2007, 74 pessoas morreram no Município por conta da doença. No ano passado, o índice caiu para 40 casos e, neste ano, foram nove mortes registradas. Em Mato Grosso do Sul foram 1.368 mortes, em 2007; 1.247 no ano passado e 447, neste ano.

Os resultados dos exames dos casos suspeitos em Três Lagoas deverão ser divulgados dentro de 15 dias. Enquanto isto, a secretária de Saúde informou que irá manter a população a par da gripe diariamente e, caso haja aumento no número de casos, semanalmente – mesma medida adotada pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.