Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Conferência reforça direitos sociais do cidadão

População se mobiliza com intuito de discutir políticas públicas

Com o tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, a VIII Conferencia Municipal da Assistência Social mobilizou a população para discutir, avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema.

Além de palestras, a conferência contou ainda com trabalhos e discussão voltados ao Plano Decenal. Para a secretária de Assistência Social do Estado, Tânia Mara Garib, cada município tem sua realidade e com o crescimento de Três Lagoas os problemas sociais aumentaram proporcionalmente. “Nosso objetivo é quantificar a população vulnerável e trazer qualificação a estas pessoas. Nossa meta é fazer um balanço e direcionar as ações futuras”, destaca.

A secretária ressalta que as pessoas devem estar cientes de seus direitos enquanto cidadão. “Elas precisam se conscientizar que a assistência social é um direito garantido tanto como a saúde e a educação.  Hoje não há necessidade de bater na porta de prefeitos e vereadores pedindo alguma coisa. Isso não é favor de alguém superior, é um direito da pessoa enquanto cidadã. É isso que estamos trabalhando, a divulgação dos direitos”, afirmou.

Segundo a secretária da Assistência Social de Três Lagoas, Maria Lúcia Firmino, a luta da Assistência Social é constante no município. “Nós atendemos uma gama de serviços. Desde uma adolescente grávida sem preparo até a terceira idade. O CRAS, por exemplo, recebe pessoas vitimadas, deficientes. Hoje não existem mais crianças e adolescente nas ruas, isso também é trabalho da assistência. Por isso nossa conferência e nossas reuniões ampliadas”.