Veículos de Comunicação

Polícia

Gaeco e DOF desmantelam quadrilha especializada em roubo de carretas

O grupo agia na região de fronteira com o Paraguai

Nesta quinta-feira (30), o Ministério Público Estadua,l por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), em ação conjunta com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), desmantelou uma quadrilha especializada em roubo de carretas.  O grupo agia na região de fronteira com o Paraguai.

Na localidade de Sanga Puitã, foi preso um dos assaltantes no momento em que entrava na cabine da carreta que seria roubada. Simultaneamente, um casal foi preso em Campo Grande pelo GAECO, com apoio do Companhia Independente de Gerenciamento de Crise e Operações Especiais (CIGCOE), também em flagrante, por estarem comandando via fone a ação criminosa. Um paraguaio, conhecido como Barão Escurra, também comandava o assalto diretamente do Paraguai. Outras pessoas estão na iminência de serem presas.

A ação da quadrilha consistia em contratar cargas de insumos agrícolas para serem entregues em fazendas da região fronteiriça com o Paraguai, e quando a carreta chegava no local indicado pela quadrilha, era anunciado o assalto e determinado que o veículo fosse conduzido para o país vizinho. Quando o bando não tinha comprador para a carreta no Paraguai, o motorista era feito refém e exigido dos proprietários das empresas dinheiro tanto para libertar a vítima como para devolver o veículo.

Estima-se que a quadrilha tenha roubado cerca de 200 carretas nos últimos tempos, sendo que o GAECO e o DOF impediram ainda esta semana que um ônibus fosse roubado pela quadrilha quando este já estava em Coronel Sapucaia prestes a ser abordado pelos assaltantes. Outros sete veículos já haviam sido “encomendados” pelo bando para esta semana.