Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Apicultores discutem aumento da produção do mel de abelha

A reunião, realizada às 14 horas de ontem (31), contou com a presença da Setas, Tânia Mara Garib

Apicultores de Três Lagoas estiveram reunidos na sede do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para discutir mecanismos para o desenvolvimento da criação de abelhas e aumento da produção do mel, em Três Lagoas.

A reunião, realizada às 14 horas de ontem (31), contou com a presença da secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas), Tânia Mara Garib, representantes do Banco do Povo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Votorantim Celulose e Papel (VCP), Associação de Apicultores de Três Lagoas e do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sérgio Rios, para ministrar uma palestra sobre técnicas e cultivo do mel.

A reunião visa estimular a produção do mel, em Três Lagoas. Para isto, os envolvidos na mobilização contam com uma nova ferramenta: a inclusão do mel de abelha na merenda escolar da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa é prevista na Lei Estadual de 27 de setembro de 2005, mas ganhou forças neste ano. Conforme o secretário de Agronegócio, Luiz Akira, a inclusão do mel de abelha na merenda fez com que o governo estadual incentivasse a produção, por meio de linhas de crédito especiais. “Hoje, é o governo que está correndo atrás do produtor. Esta é uma grande oportunidade, principalmente aos pequenos produtores”, destacou.

Antes mesmo da reunião, a mobilização para a criação de abelhas já havia iniciado com a capacitação dos produtores. O primeiro curso foi o do Manejo Básico de Colméias, que encerra hoje. Em seqüência, estão previstos os seguintes cursos: Produção da Rainha e Geléia Real (4 a 6 de agosto), Produção do Pólen (1 a 3 de setembro) e Produção de Alimentos à Base de Mel (15 de setembro). Os cursos são organizados pelo Sindicato Rural.