Veículos de Comunicação

3

Simone Tebet participa do aniversário de Cassilândia

Todos assistiram ao desfile das comitivas e à apresentação das bandas marciais de Lagoa Santa e Cassilândia

Os 55 anos de emancipação política do município de Cassilândia foram comemorados neste domingo (2) com uma grande festa que reuniu mais de 10 mil pessoas na Praça Elza Vendrame. A prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), visitou a cidade e prestigiou o evento junto ao prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto da Silva (DEM), e a vários prefeitos da região do Bolsão. Todos assistiram ao desfile das comitivas e à apresentação das bandas marciais de Lagoa Santa e Cassilândia. Também participaram das festividades o deputado federal Vander Loubet (PT) e os deputados estaduais Akira Otsubo (PMDB) e Diogo Tita (PMDB).

A programação começou por volta das 10 horas, com a apresentação da Banda Marcial Tancredo Neves, de Cassilândia, e de uma banda da cidade de Lagoa Santa, em Goiás. Em seguida, houve um desfile de várias comitivas de propriedades rurais da região e algumas caravanas do comércio local. Na sequência, foi oferecido um churrasco onde foram abatidas 55 vacas, doadas por produtores rurais do município, sendo o prato preparado por voluntários da comunidade. Este churrasco é tradicional na cidade e neste ano foi oferecido na área lazer da Praça Elza Vendrame, ao invés da Praça São José.

O aniversário de Cassilândia é comemorado no dia 3 de agosto, mas a data foi antecipada para que convidados de cidades vizinhas pudessem participar, com a presença de comitivas de Inocência, Lagoa Santa, Itajá, Aporé, Chapadão do Sul, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Costa Rica. Para este ano, também foi mudado o local de comemoração, que, como já era tradicional terminar a cavalgada na Praça Central São José, agora terá o Parque Elza Vendrame como sede das festividades. A 39ª Festa do Peão de Boiadeiro, organizada pelo Sindicato Rural, também faz parte da programação.

Para o prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto, essa data marca o resgate da cidade, que agora tem orgulho de ser cassilandense. “Ainda estamos enfrentando dificuldades, um pouco pela crise mundial e um pouco pela herança deixada, mas começamos a nos recuperar e esta festa é um exemplo disso”, comentou. Ele agradeceu a presença dos prefeitos da região e em especial da prefeita Simone tebet, que segundo ele é uma referência em administração pública para todas as cidades do Estado.

Mesmo com sol forte, os moradores da cidade prestigiaram o evento e não pouparam elogios à nova administração, ostentando faixas em agradecimento. Depois de uma crise política e financeira enfrentada pela população no ano passado, os cassilandenses comemoraram em praça pública, com a participação de moradores de cidades vizinhas e até o estado de Goiás.

Cassilândia

O município de Cassilândia foi fundado em 1954, por Joaquim Balduino, dono da área de terra onde hoje é a cidade e que tinha o apelido de “Cassinha”, vindo daí a origem do nome da cidade. Ele idealizou um povoado e doou a área para as novas construções, começando com a instalação de uma igreja e um praça, ambas batizadas com o nome de “São José”, santo de devoção do fundador e padroeiro da cidade. Foi elevada a distrito pela Lei nº 154, de 12.10.1948 e o município criado pela Lei nº 7368, de 30. 06.1954. Localizado a 434 km da capital Campo Grande, o município de Cassilândia possui aproximadamente 22 mil habitantes, conforme dados do IBGE de 2008.

Próxima aos municípios de Paranaíba, Chapadão do Sul e Inocência, Cassilândia também exerce influência sobre as cidades de Aporé, Itajá e Lagoa Santa, no vizinho estado de Goiás. A cidade possui cinco escolas municipais, três escolas estaduais e três particulares (Objetivo, Anglo e Positivo), além de 27 creches. Também conta com uma unidade da UEMS (Agronomia, Letras, Matemática e Normal Superior), uma unidade da FIC/FAVA (Administração de Empresas, Ciências contábeis, Pedagogia e Normal Superior, Turismo, Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem), além de diversos cursos em nível de Latu Sensu, e uma extensão da UNIDERP.