Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Entrosamento marca primeiro dia do Crase

Nada de aula no primeiro dia. As crianças conheceram os espaços e os professores no primeiro dia de funcionamento do Crase

Amizade, este foi o tema da palestra de abertura que marca o primeiro dia de aula do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (Crase). Uma aula inaugural foi projetada para receber as mais de mil crianças e adolescentes matriculadas. Nos períodos da manhã e da tarde, elas conheceram toda a estrutura, além de conversar com os professores e participarem da separação das turmas.

De acordo com a coordenadora administrativa, Nilce Figueiredo Garcia, a escolha do tema partiu do princípio do quanto é importante à amizade. “Aqui crianças de diferentes bairros e escolas começarão a conviver, tanto com os colegas, quanto com os professores e funcionário, por isso a necessidade de falar sobre a amizade”, explica.

A coordenadora enfatizou também a meta de alunos que o Crase deverá receber. “Hoje temos mais de mil alunos matriculados, mas nosso objetivo é chegar a dois mil. Nossa prioridade está no atendimento da jornada complementar, onde o aluno passa o período contrário ao da escola fazendo atividades de tarefa, reforço escolar, além de atividades físicas e culturais, como teatro e aula de música”.

Nilce explica que por enquanto a prioridade está voltada às crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino (REME), mas que em breve poderá ser aberta a rede Estadual. “Eu acredito que a partir de agora vamos trabalhar em prol da transformação da realidade social, oportunizando o aprendizado com dignidade, onde estaremos preparando nossos alunos para o futuro”.
Entre os 60 funcionários, divididos entre administração, apoio logístico, direção e parte pedagógica está o educador físico, Diego Almeida Costa, que ressalta a importância da atividade física no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “O esporte, além de disciplina, traz dinamismo e espontaneidade. É de extrema importância na inclusão social da criança tornado as pessoas de bem”.

Nilce comenta que o Crase funciona com a união de várias pessoas. “Quero enfatizar que tenho uma equipe que me ajuda muito, tenho o apoio de várias pessoas. Me sinto realizada trabalhando na assistência social, onde  pude abraçar a causa e contribuir com a transformação da realidade”.

No local começam a ser oferecidas várias atividades, entre elas aulas de violão, teclado, flauta, informática, judô, vôlei, basquete, futebol, handebol. No local será possível ter aulas de reforço e o momento tarefa. Os alunos também terão acesso à médicos, psicólogos e dentistas. O prédio composto de piso térreo e superior possui área total construída de 3.414,00 metros quadrados, sendo a área do terreno de 10.260,00 metros quadrados.

ESPERANÇA

“Eu vim aqui para aprender. Quero melhor minhas notas na escola e também aprender judô. Eu sempre quis praticar, mas nunca tive oportunidade e aqui eu encontrei. Espero ter bons professores, capacitados, que possam me ensinar muito”.

Leonardo dos Santos Macedo, 14 anos

“Este é o primeiro projeto social que eu participo. Vim aqui para desenvolver meu lado musical, adoro teclado e agora vou poder aprender. Além de tudo ainda poderei praticar esportes. A estrutura ficou maravilhosa. Tudo ficou bonito, convidativo”.

Pollyana Caroline Medeiros Araújo, 13 anos