Veículos de Comunicação

Polícia

MS terá novo helicóptero para ações de segurança

O helicóptero servirá para ações preventivas, repressivas e de defesa civil

A frota da Coordenadoria-Geral de Patrulhamento Áereo (CGPA) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) receberá uma nova aeronave. O helicóptero, modelo "multi-missão" será comprado mediante licitação, com recursos provenientes do Governo Federal, que totalizam R$ 8 milhões. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini assinou o convênio entre o Estado e a União na última sexta-feira (31), durante  2º Fórum Nacional de Aviação, promovido pela Comissão de Aviação de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (SC).

"Com o novo helicóptero teremos mais uma ferramenta contra ações dos criminosos e também um instrumento importante nas operações preventivas, como resgates e salvamentos de vítimas de sinistros em locais de difícil acesso e também em trabalhos em defesa do meio ambiente, a exemplo dos incêndios na região da Serra do Amolar, no Pantanal", destacou o secretário Wantuir Jacini.

Durante dois dias, de 31 a 1º de agosto, além de autoridades da área da aviação, o encontro em Florianópolis (SC) reuniu pilotos, operadores e mecânicos de vôo das polícias civil, militar e corpo de bombeiros de todo país. Em seu discurso, o secretário Nacional de Segurança, Ricardo Balestreri ressaltou a importância da aviação nas ações de salvamento  e de prevenção e repressão da criminalidade. "Nós acreditamos que, hoje, um helicóptero seja equivalente  a 35 viaturas, ou seja, um helicóptero faz o que 35 viaturas fariam com muita dificuldade".

No encontro, Balestreri  deu posse aos membros do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública, implantou o Sistema Integrado de Aviação de Segurança Pública, coordenado pelo Ministério da Justiça (MJ),  e condecorou profissionais que atuaram no socorro às vítimas das enchentes no Vale do Itajaí (SC), no fim do ano passado, além de outros trabalhadores da área, com a Medalha do Mérito da Aviação de Segurança Pública Major Íbes Carlos Pacheco, instituída por decreto presidencial.

Representando Mato Grosso do Sul como membro titular do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública, tomou posse o coronel da Polícia Militar coronel José Tadeu Sampaio Vieira, coordenador da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA).

Participaram do evento o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri; o governador do estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; o secretário de  Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini; O secretário de Segurança Pública do  Distrito Federal, Valmor Lemos de Oliveira; o secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, dentre outras autoridades.