Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cidade registra morte suspeita de gripe Suína

A jovem de 24 anos ficou internada durante nove dias e faleceu na segunda-feira com suspeitas de Gripe Suína

Ana Paula Elias Guinda, 24 anos, moradora do bairro Jardim Vendrel, faleceu na tarde desta segunda-feira (3), por volta das 17h30, com suspeitas de Gripe Suína. Ela estava internada desde dia 24 de julho com quadro gripal grave. De acordo com a secretária de Saúde, Elenir Neves de Carvalho, a suspeita só poderá ser confirmada após o exame. “No dia 30 enviamos o material para Campo Grande. Só depois do resultado saberemos se o óbito realmente aconteceu em decorrência do vírus H1N1, mas ela é uma grande suspeita”, confirma a secretária.

A jovem fazia parte de um dos quatro casos que estava sendo monitorado. Ela ficou internada durante nove dias e segundo Elenir, era um dos casos que mais preocupava. “Ela não teve deslocamento e contato com pessoas de fora. A família não permitiu a necropsia, por isso temos que esperar o resultado do exame que é feito em São Paulo, pelo Instituto Adolfo Lutz. A família não corre mais riscos, pois teve os sintomas de gripe antes”.

Elenir informou ainda que mesmo que a suspeita seja confirmada nada deve mudar com relação às medidas de prevenção. “Estamos trabalhando para centralizar os casos suspeitos. A partir de agora a corrida é contra o tempo. As medidas continuam as mesmas. O que podemos fazer enquanto estratégia de saúde já estão sendo feitas. O importante é que as pessoas procurem atendimento caso apresentem febre acima de 39º, tosse, náusea e vomito”.

Desde que foi implantado o ambulatório recebeu 285 pessoas com sintomas da gripe. Até o fechamento desta edição 12 pessoas já passaram pelo monitoramento. Na cidade há uma pessoa internada, três sendo monitoradas em casa e um óbito. Até agora, o único caso confirmado é o do piloto internado no Hospital de Base, em São Jose do Rio Preto.

A estratégia adotada pelo Município, como explica a secretária, é centralizar os atendimentos para que as unidades de saúde não fiquem sobrecarregadas. “O ambulatório atende 24 horas. Depois da meia noite não há muita procura. O final de semana foi tranquilo, mas infelizmente tivemos um óbito. Nossa ideia é não estrangular o sistema de saúde do município, por isso o atendimento no PAB”.

Três Lagoas realiza uma média de 50 atendimentos diários. A secretária avisa que o momento ainda não exige o uso de máscaras e que apenas pessoas com suspeitas devem usar. O vírus H1N1 tem menor letalidade de a gripe sazonal, chegando a 0,5%. Em 2007 as complicações respiratórias levaram a óbito 74 pessoas, em 2008, 40 e este ano, até agora, nove pessoas morreram.

Emoção marca enterro da jovem

Muita tristeza e choro foi o cenário do velório e enterro da jovem Ana Paula Elias Guinda, 24 anos. A morte da estudante de Pedagogia pode ter sido causada pelo vírus da gripe suína no final da tarde desta segunda-feira (3).
 
A confirmação da suspeita foi dada pela secretária municipal de Saúde, Elenir Neves de Carvalho na manhã desta terça-feira (4). A jovem estava internada há nove dias, com quadro gripal grave. De acordo com Elenir, a suspeita só poderá ser confirmada após o exame. “No dia 30 enviamos o material para Campo Grande, só depois do resultado saberemos se o óbito realmente aconteceu pelo vírus H1N1”. A jovem estava entre os três pacientes internados em ala isolada do Hospital Auxiliadora. Ela chegou a ficar internada nove dias no hospital.

A equipe de reportagem do Jornal do Povo esteve no velório e enterro e conversou com amigos e familiares de Ana Paula. Muitos não sabiam realmente a causa da morte, a maioria suspeitava que a responsável pela morte da jovem seria a nova gripe.

O irmão da vítima informou que segundo os médicos, Ana Paula morreu em decorrência de uma parada cardíaca provocada por um quadro agravado de pneumonia. “A pneumonia agravada deixou o pulmão dela deficitário, o que acabou causando uma parada cardíaca”. Ele ainda destacou que segundo os médicos existem 60% de chances da morte não ter sido causada pela nova gripe. “Eles nos avisaram que o exame só seria feito para cumprir o protocolo que exigia que todos os pacientes com sintomas de gripe deveriam fazer”, disse ele.

Na sua página pessoal no site de relacionamento Orkut chama a atenção da frase preferida da jovem: “Ninguém pode voltar e criar um novo início, mas todo mundo pode começar hoje e criar um novo final” .