Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Emissão de passaportes é suspensa na Delegacia da PF

Reforma do prédio obriga a suspensão no período de 8 a 18 de setembro

A Delegacia da Polícia Federal (PF) irá suspender a emissão de passaportes, no período de 8 a 18 de setembro. Nesse período, as pessoas que precisarem da emissão de passaporte deverão procurar outras Delegacias da PF, próximas a Três Lagoas, ou seja, a Superintendência da PF em Campo Grande, ou as Delegacias da PF, em Araçatuba (SP) ou Jales (SP).


O motivo da suspensão dessa prestação de serviços se deve às obras de reforma do prédio da Delegacia da PF de Três Lagoas, já que a emissão de passaporte é informatizada com conexão à rede do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), que será desligada para as reformas.


Segundo antecipou o delegado chefe da PF em Três Lagoas, Júnior Aparecido Taglialenha, nesse período, “não será possível dar entrada no passaporte e nem mesmo retirar esse documento nesse período”, informou.
No entanto Taglialenha avisa que, “as pessoas que necessitarem do documento com urgência reverão requerer o passaporte, antes do dia 30 de agosto de 2009, já que o documento demora seis dias úteis para ser confeccionado pela Casa da Moeda e restituído a esta Delegacia”, explicou.

PASSAPORTE PADRÃO
Na mesma nota, o delegado chefe da PF de Três Lagoas, esclareceu os “novos trâmites para solicitar o passaporte padrão ICAO”, da sigla em inglês (International Civil Aviation Organization), em vigor desde 2006, em português, “Organização da Aviação Civil Internacional”.


Este novo modelo de passaporte deve ser requerido tão somente pelo site da Polícia Federal (
www.dpf.gov.br). Ao acessar o site, o interessado deverá preencher um requerimento via on line, conforme explica o delegado Taglialenha.
Ao final do preenchimento do requerimento, serão emitidos automaticamente a Guia de Recolhimento da União (GRU), para pagamento bancário da taxa, e o protocolo confirmando a solicitação do passaporte padrão ICAO.


Taglialenha alerta para o seguinte: “O requerente deve ser muito cuidadoso no preenchimento do formulário, em especial, no que se refere à escolha da unidade onde pretende fazer o passaporte”. Se pretender escolher a Delegacia da Polícia Federal, em Três Lagoas, o requerente deverá preencher o espaço devido, da seguinte forma: DPF/TLS/MS.
Se optar por Araçatuba (DPF/ARU/SP), Jales (DPF/JLS/SP) e se quiser escolher a Superintendência da PF em Campo Grande, o preenchimento desse espaço será SR/DPF/MS.


Após o pagamento da GRU, o requerente do passaporte padrão ICAO deverá acessar novamente o site da PF e clicar no ícone “outros”, localizado logo abaixo do ícone “requerer passaporte”. É através desse procedimento via on line que, ao clicar “agendar passaporte”, são marcados o dia e hora do comparecimento na Delegacia da PF, onde “deverá apresentar os originais dos documentos solicitados no site, o comprovante do pagamento da guia, e no caso de menor de idade, deverá estar acompanhado de seus pais”, explicou Taglialena. Para este tipo de passaporte, não é necessário levar foto, pois a fotografia digital será tirada na própria Delegacia da PF, informou.