Veículos de Comunicação

Três Lagoas

PAB: Secretária de Saúde afirma que atendimento é normal

?A superlotação é um modo de olhar. O volume não era apenas de pacientes"

Em entrevista ao Jornal do Povo, a secretária de Saúde, Elenir Neves, disse que o tumulto que ocorreu na última quarta-feira foi ocasionado pelos acompanhantes dos pacientes. “A superlotação é um modo de olhar. O volume não era apenas de pacientes, mas também dos acompanhantes. Eu mesma fui verificar a situação e constatei que os leitos estavam vazios e que o movimento estava lá fora. O que acontece é que a maioria das pessoas procura atendimento no horário de almoço e ao final do expediente, quando saem do trabalho”.

Elenir disse ainda que o atendimento está dentro da normalidade. “As pessoas geralmente esperam mais porque não apresentam febre. É normal também, pois chegam ambulâncias do SAMU, Corpo de Bombeiros. Em qualquer lugar crianças, idosos e gestantes tem preferência no atendimento”.

Ontem, apenas no ambulatório da gripe foram realizados 133 atendimentos, sendo que 17 pessoas desistiram de serem atendidas, o que dá uma média de 5,5 atendimentos por hora.

A secretária explica que muitas pessoas entram na fila do ambulatório para serem atendidas antes do PAB. “Elas vêem que o PAB está cheio e tentam atendimento no ambulatório, isso vai dificultando o nosso trabalho”, ressaltou.
Com relação à falta de remédios, ela esclareceu que há 7 497 comprimidos de paracetamol e 309 frascos em gotas. “A saúde em Três Lagoas está tranquila. Por enquanto nossa estrutura comporta e estamos realizando acompanhamento diariamente.

Com relação ao atendimento no PAB não vamos alterar nada. São feitas três trocas de plantão, às 6h00, às 12h00 e às 18h00. O problema é que todos vão no mesmo horário. Os médicos fazem uma média de 30 a 40 atendimentos por período”.

A secretária diz estar tranquila com relação ao atendimento no PAB e no ambulatório. “Fiquei tranquila quando fui conferir a situação. As pessoas que não estão com febre têm que esperar. Está tudo dentro da normalidade e o aumento foi devido a frente fria. Se percebermos que está aumentando vamos colocar mais um consultório, mas não é o caso do momento”.