Veículos de Comunicação

Três Lagoas

IBGE: Estimativa populacional é baseada em pesquisas

Saiba quais são as pesquisas usadas para contar a população

Para o cálculo da estimativa anual da população, o IBGE usa dados fornecidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Penade), informou o chefe do IBGE em Três Lagoas, Jesus Garcia Camargo. Além dos dados do Penade, que revelam, mais especificamente, os números da migração populacional (a emigração menos a imigração), o IBGE usa informações, baseadas nos relatórios trimestrais dos Cartórios de Registro Civil. Nesses relatórios constam os números de nascimentos, casamentos, óbitos e ainda o número de óbitos fetais. O chefe do IBGE local frisou que, a chamada população flutuante não é levada em conta na estimativa oficial populacional.

“Nos últimos três anos, Três Lagoas teve uma considerável população flutuante, principalmente na fase de construção do complexo industrial da VCP e IP, mas o IBGE não leva em conta esses números, tanto na contagem, como nas estimativas, que podem variar para mais ou para menos”, observou. No entanto, ele admite que,“só o censo de 2010 irá dar-nos resultados mais reais e amplos sobre o número populacional e outros importantes dados sócio-econômicos da população”, informou.

A equipe de trabalho do censo, previsto para começar no dia 1º de agosto de 2010, já iniciou a fase de divisão da Cidade por setores. Os resultados preliminares do número de habitantes, por município, estão previstos para serem anunciados a partir do dia 30 de novembro do próximo ano.

Além da estimativa oficial anual, que é feita para fins de repasse de verbas aos municípios, o IBGE realiza censo populacional de 10 em 10 anos e a contagem da população de cinco em cinco anos.