Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Motoshow bate recorde em número de motoclubes

Evento reuniu em torno de 172 clubes de motociclistas na Cidade

A 8ª edição do Motoshow de Três Lagoas, que encerrou neste domingo (16), bateu recorde em número de motoclubes participantes. De acordo com a presidente do Rotary Clube, Wânia Stevanato, a estimativa é que 172 motoclubes tenham passado pela Cidade nos três dias de festa. “A presença dos visitantes é motivo de comemoração. Tivemos motociclistas de todo o Brasil. Visitantes de regiões como Cuiabá (MT) e até da Bahia, o que mostra que o evento já se tornou conhecido nacionalmente”, destacou.

Wania explicou que o Rotary Clube, organizador do evento, ainda está fechando os balanços sobre público e arrecadação da festa. No entanto, ela estima que em torno de nove mil pessoas tenha passado pelo Parque de Exposições “Joaquim Marques de Souza” durante os três dias de festa. “Tivemos uma média de nove mil pessoas envolvidas no evento, desde visitantes, convidados, entidades envolvidas até a organização do evento e segurança”,estima.

A noite com maior público foi a de sábado (15): show da banda de rock Tihuana, prestigiado por mais de nove mil pessoas. “Como a pulseira vendida é valida pelos três dias de festa, fica difícil ter um número exato, mas sem sombra de dúvidas sábado foi o dia com maior número de pessoas”, lembrou.
O público deste ano foi inferior ao do ano passado. Em 2008, a estimativa foi de 12 mil participantes. Enquanto o número de visitantes aumentou consideravelmente, a participação da população três-lagoense teve uma queda – em torno de três mil pessoas a menos.

Mesmo assim, os índices foram comemorados pela organização do evento.

“Esperávamos uma arrecadação um pouco maior. Porém, a festa foi maravilhosa. A maior que já realizamos. Não tivemos incidentes dentro ou fora do recinto, foi tudo muito tranqüilo. A renda arrecadada pelas instituições beneficentes que se instalaram na praça de alimentação também foi considerável. Todas saíram satisfeitas”.

Para isto, a organização do evento contou com a participação maciça de cerca de 140 pessoas, fora os terceirizados contratados para dar suporte. Além disso, a segurança também foi maior neste ano. Mais de 300 seguranças foram contratados para dar suporte nos três dias de festa.

COMÉRCIO

A expectativa é que o recorde de visitantes influencie diretamente no aquecimento do comércio local.

Conforme Wânia, 15 dias antes do evento já não havia mais vagas em hotéis na Cidade. E ramo de hotelaria não foi o único a lucrar com a festa. Em todos os postos de combustíveis, bares e restaurantes havia visitantes. “A Cidade realmente ficou tomada pelas motos. Tivemos muitas pessoas que vieram ao Motoshow pela primeira vez e o mais importante: prometeram retornar no próximo ano, trazendo mais pessoas”, destacou.

A presidente do Rotary destaca que a Cidade estará preparada para receber o número maior de participantes já esperados para a próxima edição. Antes, a preocupação era com o espaço físico para a realização da festa, entretanto, na sexta-feira passada (14), a prefeita Simone Tebet lembrou da inauguração do Arena Mix, espaço de lazer destinado à shows e eventos motociclisticos que está em fase de construção na saída para o estado de São Paulo.

“Hoje, temos um dos melhores motoshows do Estado e, no próximo ano, ninguém terá um espaço mais apropriado para o evento que Três Lagoas. O Arena Mix, que está sendo construído onde era o conhecido “buracão”, trata-se de obra compensatória da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e deverá ser inaugurado dentro de três meses, num investimento que já gira em torno de R$ 4 milhões”, destacou.

Para a organização do evento, a notícia veio em boa hora. “Realmente o espaço físico do Parque de Exposições estava ficando pequeno para o tamanho da festa. O Arema Mix comporta bem mais pessoas e fará com que o evento cresça ainda mais”, concordou Wânia.

Durante a solenidade, a prefeita destacou a importância do Motoshow para Três Lagoas. “Diferente da Exposição e outros eventos, que são prestigiados por pessoas daqui, o Motoshow traz pessoas de outras localidades, que gastam em Três Lagoas, que trazem dinheiro novo para a Cidade. Além disso, todo o lucro da festa é devolvido à Cidade. Tudo que é arrecadado aqui, seja na bilheteria quanto na praça, é revertido em obras assistenciais”, completou.
Segundo um levantamento divulgado pela prefeita, no ano passado, em apenas três dias, o Motoshow atraiu em torno de R$ 400 mil para o comércio local. Este índice deverá ser maior neste ano.