Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mototaxista ganha curso de Manejo Racional de Bovinos

Elias compareceu ao Grupo RCN de Comunicação na tarde hoje para garantir sua presença na capacitação

O mototaxista Elias Barbosa Antônio, 53 anos foi o ganhador do curso "Manejo Racional de Bovinos de Corte: Boas Práticas no Curral" da promoção do Programa "Viola Caipira" da rádio Cultura FM (106,5 Mhz).

O vencedor afirmou que ficou muito feliz quando soube que tinha ganhado a promoção. "Fui nascido e criado em fazenda, quero fazer e aproveitar cada momento do curso. Tudo que se faz não é perdido", destacou.

Elias compareceu ao Grupo RCN de Comunicação na tarde desta quarta-feira (19) para garantir sua presença na capacitação.

MANEJO RACIONAL

O curso acontece de  20 a 22 de agosto. A capacitação que será realizada na Fazenda Jaó engloba as várias áreas da pecuária de bovinos e é voltado a produtores rurais, peões e gerentes de fazenda, além de estudantes interessados em pecuária de corte e leite.

O curso mostrará formas alternativas para resolver problemas práticos na criação animal, de forma integrada e multidisciplinar, interagindo com outros ramos da ciência.

De acordo com zootecnista e ex-presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Leda Garcia de Souza, todo o curso será ministrado por profissionais qualificados e especializados. “É de extrema importância tanto para peões quanto para fazendeiros a participações. Os resultados são visíveis. As perdas no manejo diminuem. Com certeza é um investimento que vale a pena”, comentou.

Leda afirma que o curso já superou as expectativas. “Inicialmente abrimos 25 vagas que foi o exigido pelo grupo ETCO. Até porque este é um número onde a qualidade pode ser mantida. Mas minha surpresa foi grande devido à alta procura”.

A zootecnista já programa novos cursos e pede que os interessados entrem em contato com o Sindicato Rural para que possam trazer os temas que são de necessidade do público.

O CURSO

Na fazenda os 25 participantes terão aulas teóricas e práticas. “Essa é uma condição ímpar para o pessoal do campo assimilar e aprender novos conceitos. As aulas práticas serão referentes a manejo e condução dos bovinos ao curral, vacinação, desverminação, pesagem, entre outros”.

O curso também é uma forma racional e atual de cuidar do manejo. “Estudos e pesquisas científicas foram transferidos para o campo como método de anular perdas, evitar acidentes e mortes, enfim melhorar o manejo”.

Leda enfatiza que todos os envolvidos na área tanto funcionários como proprietários deveriam fazer o curso, pois ele está diretamente ligado ao cotidiano do campo. “É uma forma de adequação. Índices revelam que a maioria das mortes de bezerros após o nascimento está diretamente relacionada ao manejo. Estando aptos, há menor perda e os conhecimentos adquiridos ajudaram a melhorar a proteção”.