Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Atletas atravessam o Estado para participar dos jogos

A fase final do Estadual da Melhor Idade trouxe competidores de longe para Três Lagoas

A fase final do Estadual da Melhor Idade trouxe competidores de longe para Três Lagoas. Um deles é o aposentado Valter Cardoso de Arruda, 74 anos.

O atleta de vôlei adaptado e malha chegou a Três Lagoas com mais 17 colegas da delegação de Ladário e, embora enfrentado nada menos que 12 horas de viagem de ônibus, disse estar “bem animado” com a competição.
 
A animação não é para menos. Segundo Arruda, esta é a primeira vez o município dele participa da competição e já chegou à final do Estadual. “É uma festa. Esta é a primeira vez que participamos e estamos muito animados. Para nós, idosos, este tipo de evento é importante, demonstra a valorização e o respeito por nós. Mostra que estamos sendo lembrados”. E o atleta da melhor idade completa: “Viemos para competir, e para ganhar”, avisa.

No entanto, ao menos no vôlei adaptado, Arruda e sua equipe terá de enfrentar nada menos que os invictos do Festival: os atletas três-lagoenses e, segundo Paulo Isaac, o mesmo quem levantou a tocha olímpica, a tarefa não será fácil. Isaac também irá competir em duas categorias, truco e vôlei adaptado, modalidade em que tem mais experiência. “Fomos tricampeões do Estado”, explica.

Isaac faz parte da delegação de Três Lagoas desde a sua fundação, há oito anos. Além disso, ele também faz parte do grupo dos aposentados da Cesp, por onde também compete.

“[eventos como este] são bons para conhecer as pessoas de outros locais e também para ter uma atividade. Se ficar em casa, você só dorme. Não faz mais nada”.

O FESTIVAL

A fase final do estadual teve início antes mesmo da abertura oficial. Na tarde de terça-feira, os atletas já passaram pelas competições de sinuca, bocha e truco. As disputas aconteceram nos alojamentos cedidos pela Prefeitura, onde os competidores foram acomodados. Com o alojamento, a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel) estima ter economizado em torno de 50% do custo total do evento.

Conforme Sávio Bernardes, o evento reuniu em torno de 430 atletas e 50 árbitros. Além do alojamento, as competições também serão realizadas no GME e na escola Sesi.

O Festival é realizado em Mato Grosso do Sul há cinco anos. Em todos os anos, Três Lagoas foi campeã geral. Além disso, os atletas do Município são invictos no vôlei adaptado. A expectativa é de que, agora jogando em casa, a posição seja mantida.