Veículos de Comunicação

Três Lagoas

GRIPE SUÍNA: Não há registro de aumento de pacientes

Movimento nas três principais unidades da Cidade é considerado tranquilo

Durante a manhã de ontem o movimento nas três principais Unidades Básicas de Saúde (USB) foi considerado pelas coordenadoras como tranquilo. Na unidade do Parque São Carlos, segundo a coordenadora, Elaine Regina Prudêncio da Silva, a procura pelo atendimento não aumentou, embora seja constante. De acordo com ela, 30% dos atendimentos é relacionado a gripe. “Estamos com o atendimento pequeno. Já tivemos um pico, mas passou.

Acredito que as pessoas já estão bem orientadas com relação ao ambulatório que está atendendo exclusivamente pacientes com sintomas de gripe. Mesmo assim, quando aparece alguém encaminhamos para lá”, explicou.

Na unidade do bairro Interlagos a situação também não é preocupante. A coordenadora Marluce Santos, explica um índice maior de procura acontecia no período da noite, mas desde que foi transferido para o Ambulatório a situação é de calmaria com relação a gripe.

O bairro Santo André também não direciona muitos casos. Em média, dos 64 pacientes atendidos diariamente, no máximo dois vão para o ambulatório. A coordenadora Thaís Emiliana Sales da Silva, diz que a procura de pacientes com obstrução das vias áreas é grande, mas que a maioria não precisa ser encaminhada. “A maioria dos casos podem ser tratados na unidade de saúde.

Com a triagem sabemos se o caso deve ou não seguir para o ambulatório”.

Enquanto as Unidades Básicas de Saúde não registraram aumento na procura, de 27 de julho até o último domingo (16), 1.810 pessoas já tinham passado pelo atendimento no ambulatório da gripe, destas, 136 ficaram em observação no Pronto Atendimento Básico (PAB), 93 tiraram raio X e 50 foram encaminhadas ao hospital.