Veículos de Comunicação

Variedades

Capital sedia workshop sobre redes sociais

Hoje o assunto central foi Twitter. O evento continua nesta sexta-feira, das 14h às 18 horas

Com 1,46 bilhão de pessoas conectadas na rede e outras três bilhões falando em seus celulares em todo o mundo, a relação interpessoal e em grupos ganhou força nas redes sociais. “É a boa e velha troca de ideias, por isso, se você não sabe o que falar, as ferramentas não servem pra nada”, disse o blogueiro e professor Luli Radfahrer na quinta-feira (20), em sua palestra no Workshop Mídias Sociais. O evento reuniu mais de 300 participantes no Sebrae/MS, a maioria jovens da geração Y – os nascidos após 1979.

Na plateia, alguns usavam o notebook para deixar recados no perfil do evento no Twitter (www.twitter.com/wsms2009).  São jovens conectados como o empresário e publicitário Kuca Moraes, 23, que se aliou à instantaneidade do Twitter para manter os internautas informados sobre os eventos de Campo Grande. Mais de 350 seguidores do www.twitter.com/fazeroque ficam por dentro de shows, exposições de arte, baladas e tudo o que couber nos 140 caracteres de um tweet . “É uma ótima forma de manter relacionamento com o público, eu posso responder às suas dúvidas na hora”, analisa Moraes.

“Orkut e Facebook são bares, você vai até lá porque seus amigos estão lá”, explica Radfahrer (www.twitter.com/radfahrer). Deixamos a era da informação na web e caminhos para a participação de personagens cada vez mais criadores. Eles publicam vídeos, músicas, artigos, e o que sua vontade de se exprimir mandar. Para as empresas, é um desafio entender e fidelizar esse novo consumidor. Radfahrer tem uma dica: “Fale com seu cliente como se não houvesse tecnologia intermediando. Tecnologia é só ferramenta, é preciso achar novas formas de pensar”.

“Acredito que estamos construindo uma nova forma de comunicação muito eficiente para pequenas empresas”, afirma Leandra Oliveira, gerente de atendimento individual do Sebrae/MS.

Ambientes de troca de opiniões estão sujeitos a disseminação de mitos urbanos e sobrecarga de informação – entre outros riscos – que podem erguer ou derrubar uma marca, por isso colocar a cara da sua empresa na internet exige atitudes pensadas. “Internet não é lugar para experimentação. As ações devem ser elegantes, transparentes, sensatas e sem custo para o consumidor”, ensina o palestrante.

O evento continua nesta sexta-feira, das 14h às 18 horas, com a palestra de especialistas que vão mostrar como usar as mídias sociais para dar um gás no seu negócio.  Às 14 horas, o criador da primeira rede profissional de blogs do Brasil, Edney Souza fala sobre passado e futuro das mídias sociais. Às 15 horas, Ricardo Nantes mostra o caso de sucesso da empresa Portal da Educação. Em seguida, Roberto Loureiro fala da “Aplicação das mídias sociais – Caso de sucesso: Tecnisa”. O blogueiro e apresentador de TV, Marcelo Tas mostra “O poder das mídias sociais no relacionamento com os clientes” às 19h30.

No sábado (22), a programação é destinada aos profissionais de comunicação. O Workshop Mídias Sociais é realizado no Sebrae/MS na Avenida Mato Grosso, 1661, Centro. Mais informações no blog www.empreendedorismo.wordpress.com ou pela Central de Relacionamento: 0800 570 0800.