Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vaqueiros participam de curso de manejo racional de gado

A iniciativa de ensinar as boas práticas no curral é inédita na história da pecuária da região de Três Lagoas

Durante três dias, em meio a uma intensa programação teórica e prática, 25 pessoas participaram do inédito curso, realizado na região de Três Lagoas, sobre “Manejo Racional de Bovinos de Corte: Boas práticas no curral”.

Entre os participantes, estavam proprietários de Fazendas, vaqueiros, gerentes e técnicos, que trabalham diretamente com o gado bovino.

O curso foi ministrado por especialistas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (Grupo ETCO), do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da universidade Estadual Paulista (FCAV/Unesp).

Apesar de ser um curso, relativamente caro, ele se tornou acessível, não só pela riqueza teórica e prática das informações repassadas aos profissionais, mas pelas parcerias que a idealizadora do curso, Leda Garcia de Souza, conseguiu.

Foram parceiros: Grupo RCN de Comunicação, Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), Sindicato Rural de Três Lagoas, Sebrae, Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar); e ainda as empresas Aquarela, Fort Dodge, Beck Auser, Tortuga, Fert Vitro, Revista Nelore, Revista DBO, Nativa Propaganda e outras.

Além dos 25 participantes do primeiro curso, iniciado na quinta-feira (20) e terminado na tarde de sábado (22), “temos ainda uma lista de espera de 20 pessoas, interessadas em aprender as noções básicas do manejo racional de bovinos”, informou Leda.

O curso, coordenado pelo professor e doutor Mateus Paranhos, do ETCO, devido ao seu conteúdo teórico e prático, exigiu toda uma estrutura de instalação, animais e local apropriado. Por essa razão, foi realizado nas dependências da Fazenda Jaó, propriedade que traz a marca CS (Cláudio “Totó” Garcia de Souza).

CURSO

O curso de “Manejo Racional de Bovinos de Corte: Boas Práticas no Curral”, a exemplo do recém-criado curso de Boas Práticas de Manejo, voltado para a ordenha, é apresentado em linguagem fácil e rico em conceitos práticos, ilustrados por vídeos de imagens captadas nas próprias Fazendas.

Os participantes, entre as inúmeras lições práticas, aprenderam a interagir com os animais, não de modo violento, mas racional, conforme explicou Leda.

Além do conhecimento dos “aspectos fundamentais do comportamento de bovinos”, seu comportamento social e até do próprio “mundo sensorial e perspectivo do bovino”, os participantes do curso tiveram oportunidade de ver apresentações práticas e no próprio curral, como conduzir o gado e como proceder, usando as melhores práticas “de manejo de bovinos”, na alimentação, vacina e outras atividades, comuns nas Fazendas.

Se isso não for feito, conforme mostrou o curso, são grandes “os custos da má qualidade de produção de bovinos”, que aparecem claramente na hora do gado ser comercializado nos frigoríficos.