Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Gripe faz Centros de Educação Infantil suspenderem aulas

Até a semana passada os CEIs da cidade estavam trabalhando com a presença de 40% dos alunos e 60% dos funcionários

Depois de confirmada a primeira morte em Mato Grosso do Sul causada pelo vírus Influenza A – H1N1, popularmente conhecida como Gripe Suína, a Secretaria de Educação e Cultura resolveu suspender as aulas nos 12 Centros de Educação Infantil (CEI) durante uma semana, onde são atendidas 2,5 mil crianças. A medida foi estudada na semana passada e foi adotada ontem. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (31).

O primeiro óbito foi justamente de Ana Paula Elias Guinda, 24 anos, que trabalhava em um centro, no bairro Paranapungá. No momento, uma menina de três anos, matriculada em um dos CEIs da cidade, está internada no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, mas segundo o diretor técnico do Hospital, José Carlos Rezende Pereira, a criança está bem e não corre nenhum risco. Outra criança de dois anos e oito meses também está internada e passa bem, ambas estão sendo acompanhadas.

De acordo com o secretário de Educação Mário Grespan, a medida teve que ser tomada porque na última semana o aumento no quadro gripal entre alunos e funcionários foi grande. “Fiquei impressionado com o aumento dos casos, tanto que no Centro Lílian Márcia Dias, aproximadamente 50 crianças apresentaram sintomas de gripe. Por isso a medida de manter as crianças e funcionários em casa”, explicou.

A decisão da Secretaria de Educação e Cultura que tem como objetivo preservar a saúde de alunos e professores, e foi publicada em Diário Oficial no último sábado (22). A preocupação de Grespan é que as 2,5 mil crianças que são atendidas nos centros, além dos funcionários, voltem com a saúde integra e recuperada. “Estávamos com um quadro onde apenas 40% das crianças e 60% dos funcionários compareciam aos CEIs. Foi então que optamos por mantê-los em casa sob os cuidados da família. No CEI do Nossa Senhora Aparecida, das 420 crianças atendidas, 160 estavam afastadas por gripe”, relatou.

O secretário disse ainda que após esta semana as aulas serão retomadas normalmente.