Veículos de Comunicação

Variedades

Capital mexicana proíbe o uso de sacolas plásticas

Para diminuir a poluição no meio ambiente a capital Mexicana proibiu a entrega gratuita de sacolas plásticas em lojas e supermercados. A lei entra em vigor a partir do ano que vem, mas a ideia é que o trabalho de preservação seja aplicado desde agora, fazendo assim com que os oito milhões de habitantes da cidade usem o plástico de forma mais responsável.

O chefe de governo da capital, Marcelo Ebrad, disse em entrevista que é lamentável o destino final das sacolas. Para a secretária do Meio Ambiente, Martha Delgado, acrescentar custo ao material quando entregue aos clientes, vai reduzir de forma significativa a proliferação do produto.

Segundo o tutor do Portal Educação, Carlos Rodrigo Lehn, o plástico trouxe muito conforto para a vida das pessoas, entretanto somente uma parcela pequena deste produto recebe uma destinação adequada. Com relação às sacolas plásticas a situação é ainda mais grave, pois o processo de reciclagem é muito mais caro do que a fabricação das mesmas. “Precisamos urgentemente repensar nossas atitudes e atribuir práticas sustentáveis ao nosso dia a dia”, aconselha o tutor.

O diretor de comunicação do Wall Mart México, Antônio Ocaranza, diz que os estabelecimentos comerciais no varejo sabem da importância em se reduzir o uso de sacos plásticos. Ele acrescenta ainda que faz parte da responsabilidade social unir esforços para reduzir ao máximo o impacto no meio ambiente. Antônio finaliza dizendo que o único problema é achar o melhor método para que isso seja feito.