Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vacinação contra raiva será em setembro

Campanha contará com a participação de 40 estudantes do curso de veterinária de Andradina (SP)

Desde o dia 1º de agosto, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começou a organizar a campanha de vacinação contra raiva no Município. O “Dia D” da mobilização será no dia 26 de setembro e contará com a participação de em torno de 150 pessoas, como explicou o coordenador do CCZ, Antonio Luiz Teixeira Empke.

De acordo com ele, a campanha contará com 40 postos de vacinação espalhados pela Cidade. Por conta da nova divisão, em alguns bairros serão de dois a mais postos de vacinação para atender a população. “Um exemplo é o da Vila Nova, onde será instalada uma média de quatro a cinco postos”, completou.

Para isto, o CCZ contará com o apoio externo. Desde o começo do mês, Empke vem negociando com a coordenação do curso de veterinária da Faculdade de Andradina (SP) a disponibilização de estudantes para auxiliar na campanha. A parceria, segundo ele, foi positiva. “Teremos cerca de 40 universitários do 4º e 5º ano para dar suporte na campanha. Cada um acompanhará o trabalho em cada posto de vacinação. Estamos negociando um ônibus para buscá-los e leva-los de volta ao término da campanha.”, explicou.

Além dos estudantes, os postos também contarão com a presença de mais dois profissionais do CCZ e uma carrocinha volante para dar suporte a todos os postos.

Empke explica que os agentes também estarão em alerta em relação à leishmaniose. Em casos de suspeitas e cães sintomáticos, os proprietários serão orientados a fazer o exame.

A meta, segundo o coordenador, é de imunizar em torno de seis mil cães e mil gatos. A quantidade de animais representa pouco mais da metade da população canina existente antes do surgimento da leishmaniose na Cidade.

Nesta semana, os profissionais do CCZ já organizavam as carteirinhas de vacinação. As doses da vacina também já estão na Cidade. Para Três Lagoas, foram encaminhadas em torno de 10 mil doses.

A campanha, entretanto, não inclui a zona rural, onde a vacinação foi feita em parceria com a Campanha Nacional contra a Poliomielite. Na época, uma técnica do CCZ acompanhou a equipe do Setor de Imunização em visita aos Distritos de Arapuá e Garcias, assentamentos e algumas fazendas. A estimativa é que cerca de 500 animais, entre cães e gatos tenham sido imunizados.

A precisão é que na próxima semana seja divulgada a lista com todos os postos de vacinação.

ESTADO

A campanha de vacinação contra raiva já foi iniciada em alguns municípios do Estado. Em Campo Grande, onde a meta é vacinar 100 mil animais, a mobilização vem sendo realizada desde o começo do ano, com o trabalho de casa em casa dos agentes.

Em Mato Grosso do Sul, a meta é vacinar em torno de 365 mil cães e gatos contra raiva. A campanha conta com um investimento de R$ 137 mil neste ano. A atenção maior para esta campanha vai para a cidade de Corumbá, que recentemente registrou um caso de raiva.A estimativa é que o Estado possua uma população de 456 mil cães e 95 mil gatos.

Em Três Lagoas, o último caso registrado pelo CZZ aconteceu em 1999.