Veículos de Comunicação

4

Número de empresas abertas este ano em MS é 1,5% maior que em 2008

Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems)

O total de empresas constituídas nos oito primeiros meses deste ano é 1,5% maior que o registrado no mesmo período de 2008. No mês de agosto deste ano, foram abertas 657 novas empresas no Estado, contra 659 do ano passado. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems). “Apesar da crise, ainda estamos acima do total do ano passado, que bateu todos os recordes. Se conseguirmos fechar o ano igual a 2008 já teremos conseguido uma grande vitória”, explica o diretor-presidente da Jucems, Wagner Bertolli. 

De janeiro a agosto deste ano, foram abertas 5.284 empresas, contra 5.205 nos oito meses de 2008. “A expectativa é que nos próximos meses o número de abertura de empresas se mantenha no mesmo patamar do ano passado, quando ainda nem se falava em crise”, ressalta.

Para Wagner, um dado positivo é o total de empresas extintas em Mato Grosso do Sul. Enquanto em 2008, de janeiro e agosto, fecharam 1099 empreendimentos, este ano o número caiu 17,2%, ficando em 909 empresas extintas no Estado no mesmo período.

No mês passado, 117 novas filiais foram constituídas. O número ficou abaixo de 2008, mas superou o ano anterior. “Uma filial significa mais empregos e que o empresário está tendo sucesso em sua empresa e, por isso, resolveu abrir um novo negócio”, avalia o diretor-presidente da Jucems.

O número de alterações de empresas, em agosto, que inclui entre outros procedimentos, mudança de endereço e aumento ou diminuição de capital, foi maior que o ano passado. No total, foram realizadas 884 alterações na Jucems.