Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Câmara dará condições de trabalho aos 17 vereadores

Garantia foi dada pelo presidente do Legislativo municipal, após consulta ao setor administrativo da Casa

Se a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 336/09), conhecida como PEC dos Vereadores, for aprovada ainda nesta semana e entrar imediatamente em vigor, a Câmara Municipal de Três Lagoas “dará condições de trabalho” a todos. A garantia foi dada pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Fernando Milan Amici, na sessão ordinária de ontem (8).

Segundo o presidente da Câmara Municipal, há necessidade de se fazer “algumas adequações”, mas “daremos conta do recado e daremos condições de trabalho a todos”, garantiu. A afirmação partiu após “consulta técnica”, ao departamento de finanças da Câmara Municipal, informou Milan Amici.

“Não sou contra o aumento da representatividade popular”, disse. No entanto, admite que “a mudança no meio do jogo exige adequações”.

Se a PEC dos Vereadores for aprovada ainda nesta semana, conforme a expectativa dos suplentes de vereadores, a Câmara Municipal de Três Lagoas será constituída de 17 cadeiras, em vez das 10 existentes.

A bancada do PMDB, hoje com quatro vereadores, passará para seis com a entrada dos suplentes Antonio Rialino Medeiros de Araújo e Sueli Trannin Bernardo. Também terão aumento de bancada o PT, PSB, DEM, PSDB e PDT.

Cada um destes partidos terá mais uma cadeira na Câmara Municipal, com a aprovação da PEC dos Vereadores.

Além dos dois suplentes do PMDB, são diplomados e esperam a aprovação da PEC os seguintes suplentes: Luciano Dutra (DEM), Adão José Alves (PSDB), Sebastião Rodrigues Neto (PSB), Nilo Cândido (PDT) e Janivaldo Bernardes (PT).

NOVOS CIDADÃOS

O presidente da Câmara Municipal informou que, na próxima sessão, no dia 15, serão outorgados dois novos títulos de cidadãos três-lagoenses. Os outorgados são o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Marcolino Longen e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MS), Jaime Elias Verruck.

A solenidade de outorga dos dois títulos de cidadãos três-lagoenses será prestigiada pela presença da prefeita Simone Tebet, segundo anunciou Milan Amici.

No Grande Expediente, em que cada vereador tem oportunidade de usar a tribuna por 10 minutos, maioria dos vereadores criticou a empresa estatal de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), por causa das constantes falhas de abastecimento de água na Cidade.

O problema da falta de água no Conjunto Habitacional Jardim Imperial, denunciado pelo Jornal do Povo, na semana passada, foi longamente comentado na Tribuna da Câmara.

Segundo a vereadora Vera Helena Arsioli Pinho (PMDB), a falta de pressão no fornecimento de água às casas populares daquele bairro deverá ser solucionado brevemente. “Enquanto isso, encaminhei pedido à Sanesul para que coloque um caminhão pipa, ao menos, três vezes ao dia, para atender à população daquele Conjunto Habitacional”, informou a vereadora.