Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Orquestra Jovem Tom Jobim se apresenta amanhã em TL

O show Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim será gratuito

A noite do próximo sábado (12) promete ser muito especial em Três Lagoas.

Obras tradicionais de grandes compositores brasileiros e internacionais serão interpretadas com maestria pela Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim em um espetáculo aberto, gratuito e imperdível, através da parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município, que traz a atração. O Concerto será no Auditório da UFMS, Campus I, às 19h30.

Com regência do maestro Roberto Sion, a Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim preparou um repertório de clássicos sob medida para os gostos mais exigentes. Nele, Glenn Miller (Moonlight Serenade), Benny Godman (Dont be that way) e Sammy Nestico (Dark Orchid) abrem a noite para os “nossos” Nelson Ayres (Só Xote), Ary Barroso (Aquarela do Brasil), Durval Ferreira (Sambop), Gilberto Gil (Amor até o fim) e, claro, o mestre Tom Jobim (Ana Luiza e Frevo do Orfeu).

O programa tem patrocínio exclusivo da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) para as apresentações de 2009 dos Grupos Jovens ligados à Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), e faz parte da estratégia da companhia investir em arte e cultura contribuindo para o bem estar público ao oferecer à sociedade iniciativas de qualidade.

Orquestra Jovem Tom Jobim

Formada por 50 músicos bolsistas da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), com idade entre 13 e 25 anos, a Orquestra Jovem Tom Jobim é uma resposta concreta ao futuro da música e, principalmente, para o jovem músico brasileiro. Objetiva o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, a dedicação à obra do grande mestre Tom Jobim e a pesquisa e a experimentação musical. Sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (pianos, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), faz dela um corpo musical sui-generis que amplia consideravelmente as fronteiras da música.

A Orquestra estreou no 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Já se apresentou com artistas de diferentes estilos da MPB, como Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa, Johnny Alf, Nelson Ayres, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.

Roberto Sion – regente titular

Um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, Roberto Sion, além de saxofonista, flautista e clarinetista, é reconhecido pelo trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista na utilização sinfônica de elementos do jazz e da música brasileira, em um estilo que se tornou sua marca registrada. Iniciou-se ao piano com cinco anos e aos oito com o saxofone, clarinete, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos. Estudou na Berklee School of Music e se aperfeiçoou no saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard.

Desenvolveu e aprimorou a carreira de compositor e arranjador e estudou análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. de Oliveira e H. J. Koellreutter.

Músico atuante desde os 11 anos, Roberto Sion tem em seu currículo sete álbuns e apresentações como solista em vários países da Europa, Estados Unidos, Japão e Israel. Desde 1998, atua na Tom Jobim EMESP como professor de Prática de Big Band e, mais recentemente, como regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim.

Serviço


Concerto Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim

Regência: Roberto Sion

Data: 12 de setembro, sábado

Horário: 19h30

Gratuito

Endereço: Auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus I, Avenida Olinto Mancini