Veículos de Comunicação

Polícia

Bombeiros alertam para riscos de acidentes domésticos

todos os dias, as equipes de resgate atendem ocorrências de acidentes domésticos, que, na prática, são simples de serem evitados.

Pelo menos oito ocorrências comuns registradas pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul por dia poderiam ser evitadas com algumas dicas de segurança. Segundo a corporação, todos os dias, as equipes de resgate atendem acidentes domésticos, que, na prática, são simples de serem evitados.

Baseado nesta constatação, o setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros destacou os principais cuidados que se deve tomar dentro de casa.
De acordo com o capitão Vanderlei Coelho Pereira, a primeira delas é certificar se a chama do fogão está apagada. Ainda na cozinha, o oficial destaca o uso indevido da panela de pressão: “Muitas pessoas usam um tipo de cola especial para vedar a válvula de escape. Isto pode virar literalmente uma bomba. A pressão não tem por onde sair e explode”, destacou.

Já do lado experto, os bombeiros alertam que, em dias chuvosos com tempestade, as pessoas devem evitar locais abertos e também proximidades com objetos metálicos, como portões. O uso do aparelho celular também deve ser evitado – recentemente, um jovem morreu ao receber uma descarga elétrica enquanto falava ao celular num dia de chuva. O aparelho estava conectado na tomada para recarregar.

Ainda tratando de eletricidade, Pereira lembrou que o benjamin, também conhecido como “T”, quando sobrecarregado, também apresenta riscos de curto circuito e incêndio.

A corporação também pede a população que tem o habito de fumar para evitar praticá-lo na cama, costume que também aumenta o risco de incêndios.

CRIANÇAS

Os cuidados também se fazem necessários em locais onde há crianças. Conforme o capitão, os pais nunca devem deixar crianças pequenas próximas a pias, banheiras, piscinas e recipientes com água (baldes, bacias, outros).

As mesmas medidas de segurançastomadas pelos pais em relação à água, também deve ser aplicada ao fogo. A orientação é para não deixar crianças perto de fogões, ou brincar com objetos pequenos. Quando cozinhar, as mães também devem tomar o cuidado de deixar sempre os cabos das panelas longe do alcance das crianças.